Refilmagem de um clássico: precisa?

Gus Van Sant refilmou Psicose em 1998, com a ousada escolha de Vince Vaughn, mais conhecido por comédias, no papel de Norman Bates. O diretor não quis mudar nada do clássico dos anos 1960s, uma dos maiores sucessos de Alfred Hitchcock: sequências e diálogos foram mantidos como no original e – sem surpresa – foi um fracasso. Talvez por isso eu tenha reagido com ceticismo à notícia de que haverá uma refilmagem do mais perfeitos dos filmes do diretor inglês: Um Corpo que Cai (Vertigo). Precisa mesmo?


Os direitos de refilmagem foram comprados por Robert Downey Jr., que deve estrelar no papel que James Stewart imortalizou há 65 anos. A boa notícia é que o projeto está sob as super competentes mãos de Steven Knight (Peaky Blinders e Spencer), um dos melhores roteiristas em atividade. Steven, aliás, está ultra solicitado porque está trabalhando no filme sobre Maria Callas, Maria, a ser estrelado por Angelina Jolie e também está cuidando de um “Star Wars ainda não anunciado”.

Em Um Corpo que Cai (Vertigo), o detetive aposentado John “Scottie” Ferguson (Stewart) foi afastado de suas funções depois de não conseguir impedir a morte de um colega quando sofreu uma crise de vertigem que o paralizou. Um amigo que não o via a muito tempo o contrata para seguir sua esposa, Madeleine (Kim Novak), que está em um processo de depressão (ou possessão). Aos poucos, Scottie fica obcecado por ela, mas mais uma sua Vertigem o impede de salvá-la quando ela sobe a torre de uma missão espanhola e pula para a morte. Meses depois, ele encontra uma mulher que é a cara de Madeleine e sua relação passa a ser uma doentia reedição do passado, até que segredos do passado voltam para atormentá-lo.

Hoje na lista de um dos 100 melhores filmes já feitos, a complexidade da história provocou reações mistas em 1958, só passou para categoria de “obra-prima” na década de 80.

Particularmente, não vejo onde pode ser revisto ou menos ainda, refeito. Mas será algo a se acompanhar.

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s