The Mandalorian: suspeitas, complôs, e a 1ª Ordem

Para os não versados em Star Wars é bem difícil “aproveitar” a riqueza de informação que The Mandalorian apresenta, especialmente se não tiver visto Star Wars Clone Wars e Star Wars Rebel. Mas, com paciência, não apenas curte as impressionantes sequências de ação, como tenta torcer para o lado certo. Pois é, há muito espaço cinzento em personagens importantes, como Bo-Katan (Katee Sackhoff) cujo passado tem alguns momentos questionáveis.

Voltamos à semente plantada no início da temporada, quando o Alto Magistrado Greef Karga (Carl Weathers) pediu ajuda à Din Djarin (Pedro Pascal) devido à recorrente ações piratas em piratas em Nevarro. Din tinha a prioridade de voltar a ser um Mandalorian e deixou o planeta, que agora foi atacado por Gorian Shard (Nonso Anosie), forçando Greef Karga a fugir com quem conseguiu escapar. Ele – como já tinha feito – pede ajuda, mas a distância do planeta, a aparente Paz e organização pós rebelião estão criando muitas oportunidades para que o fiéis ao Império se reorganizem. A esse ponto, a insistência dos superiores de ignorarem os sinais já é criminoso e incompetente. O único que se preocupa com o que está claramente acontecendo é o capitão Carson Teva (Paul Sun-Hyung), que tenta de alguma forma ajudar.

Pausa para a sensacional aparição de Zeb Orrelios, de Star Wars Rebels, breve mais bem-vinda.

Voltando à ação.

Desde que voltamos com The Mandalorian ainda não reencontramos Moff Gideon (Giancarlo Esposito) supostamente preso e julgado. Ouvimos rumores de morte, de fuga, mas nada concreto de que esteja pagando por seus crimes. Teva está preocupado com isso e em Coruscant reage com muita desconfiança quando reencontra Elia Kane (Katy M. O’Brian) e percebe imediatamente que sua reforma é falsa, ou minimamente, suspeita. Ela consegue entrar na reunião dele com um coronel da Nova República (Tim Meadows), que dentro de sua apatia além de não ver que há um risco, ignora o pedido (mas Elia fica duplamente informada dos problemas e atitudes).

Sem outra alternativa, Teva rastreia Din Djarin e os Mandalorianos. Mesmo sob pressão, dá o seu recado. Din, que defende a reforma de Greef Karga, junto com Paz Vizsla (Tait Fletcher) convence ao grupo de agirem e ao lado de Bo-Katan, Os Mandalorianos partem para a ação, conseguindo com agilidade dominar e liberar Nevarro do ataque pirata.

Aqui vem a virada da temporada. Depois da vitória, Armorer (Emily Swallow) conversa separadamente com Bo-Katan, a autorizando a remover o capacete e combinando com a princesa que os Mandalorianos se unir, não importa o credo e como ella viu um Mitossauro vivo, é importante que todos a vejam montando o animal, para começar uma nova era de Mandalorianos. Sua missão é encontrar mais Mandalorianos perdidos e retomar seu planeta natal. Apenas quem acompanhou todas as séries antes é que aprecia o ciclo completo de recuperação de Bo-Katan, embora há teorias ainda levantando a suspeita de sua recuperação.

Para piorar as dúvida, paramos com Teva descobrindo um transporte de prisão destruído no espaço, onde toda a tripulação foi morta depois de um ataque. Era justamente o navio que transportava Moff Gideon e assim tem a confirmação e alerta de que ele pode estar livre. Para piorar, um fragmento de Beskar encontrado no local sinaliza a participação de Mandalorianos no ataque. E agora?

Foi um ótimo episódio, sem barrigas ou cenas de aparência desconexa. A Primeira Ordem está se organizando como os rebeldes fizeram antes para derrubar o Império, na calada e nas frestas abertas quando o sistema traz um falso senso de segurança e conformidade. Vimos o espelho inverso em Andor. Como tudo em Star Wars, que é contado mesmo quando sabemos o que vai acontecer, não podemos nos encher de esperança… mas tem cara de que em breve esbarraremos com mais rostos conhecidos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s