O centenário da Warner Brothers

Os primeiros estúdios de cinema nasceram na Europa, na virada do século 19, com a fundação do Estúdio Gaumont, em 1895 e ainda em atividade. Nos Estados Unidos, “Hollywood”, só passou a ser o símbolo do cinema mundial por volta dos anos 1900s, quando imigrantes e produtores deixaram a costa leste para escapar das brigas judiciais das patentes registradas por Thomas Edison. Além disso, com inverno mais brando, o clima era ideal para gravar ao longo do ano.



As filmagens começaram na California por volta de 1907, com um precursor da Universal Studios construindo o primeiro estúdio em 1909 e rapidamente seguido por outros. Entre 1910 e 1920, os negócios cresceram com várias companhias se estabelecendo em Los Angeles, com muitos imigrantes judeus tendo grandes oportunidades de emprego na indústria cinematográfica e criando um novo negócio, saindo da exibição de curtas-metragens em teatros (os nickelodeons) e passando para a produção de filmes: longas e grandiosos.

Não demorou que os estúdios de cinema virassem empresas poderosas, gerando emprego e fortunas e se destacavam a Columbia (1918), a Paramount (1912), Universal (1912), Disney (1913), Warner Brothers (1913), RKO (1923), MGM (1924) e a Fox (1935). Em apenas poucos anos, Hollywood já era a quinta maior indústria do país e na década de 1930, os estúdios passaram a controlar produção, distribuição e exibição dos filmes.

Em abril de 2023, é a Warner que celebra seu centenário porque embora os irmãos Sam, Albert e Jack Warner tenham começado em Pittsburgh, Pensilvânia, no ramo de salas de exibição, passado para distribuição em 1904 e aberto uma filial em Los Angeles em 1913, foi apenas em 4 de abril de 1923 que passaram a ser formalmente Warner Bros. Pictures. Ou seja, semana para celebrar!

São tantos os clássicos com a marca da Warner que é difícil listá-los, nem vale tentar. Mas foi a “casa” de estrelas como Greta Garbo, Bette Davis, Jean Harlow, Clark Gable, Fred Astaire, Katherine Hepburn, Spencer Tracy, Cary Grant, Erroll Flynn, Gary Cooper, James Cagney, Humphrey Bogart, Olivia de Havilland, Joan Crawford, Lauren Bacall, Judy Garland, James Stewart, Audrey Hepburn, Liz Taylor, John Wayne, Marilyn Monroe, James Dean, Marlon Brando, Grace Kelly, Paul Newman, Elvis Presley, Natalie Wood, Debbie Reynolds, Barbra Streisand, Clint Eastwood, Tom Cruise, Julia Roberts… já deu para entender, né?

Parabéns, Warner, que os próximos 100 anos sigam produtivos!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s