Olha, nunca curti Shiv Roy (Sarah Snook) porque sempre esperava mais dela. A vejo passar por humilhações de todas mulheres: ignorada, silenciada, ridicularizada e traída, claro que quero vê-la vencer, mas, como ela se julga superior e frequentemente é apenas má. Seja com os irmãos ou com o marido, ela se acha mais íntegra, inteligente, preparada que o resto. E não é.
Sendo a única mulher da história (de relevância) de Succession, seria natural torcer por ela, mas não consigo. Que ela sonhe uma vingança? Perfeito. Só não sei se é bom, mas Shiv me lembra Cersei Lannister (Lena Headey)…

Os Lannisters, como os Roys, eram a família mais rica e poderosa de Westeros e o comando firme de Twyin determina não apenas como cada um de seus três filhos serão no futuro, mas com quem casam, separam, traem ou matam. Tudo “pela Casa Lannister”. Em um universo medieval, mulher só tinha um valor: providenciar filhos e de preferência, homens. Cersei, Jamie e Tyrion nunca eram o suficiente para Twyin. Cersei por ser mulher, Jamie por ser desinteressado e nada brilhante e Tyrion por ter nanismo. Mesmo com um pai abertamente mau, os filhos queriam sua aprovação, adoravam testemunhar humilhação de um do outro, tudo para que se sentissem amados por Twyin. Sem supresa ele acabou morto nas mãos de um deles.
Cersei, sabemos, tem ambições de ser Rainha. Casada com um bêbado, abusivo e incompetente como Rei Robert Baratheon a fez ficar ainda mais frustrada em ser colocada como troféu. Afinal, foi criada por Twyin F******* Lannister, mas, por ser mulher, não poderia ser inteligente ou capaz. Por uma fase da história, ela ouvia insultos de todos os lados, calada. Efetivamente fez erros, mas nem todos efetivamente seus. Por exemplo, os erros de seu filho, o insuportável Joffrey eram 100% atribuídos à ela por “não controlá-lo”, portanto quando era conveniente, ela “mandava”. A exposição ao qual era frequentemente colocada por seu pai e seus irmãos encorajou inimigos a também tratá-la com desprezo de até a subestimá-la. Um dos raros ERROS que ela cometeu mesmo foi permitir fanatismo religioso ganhar espaço em King’s Landing, sem perceber que seria alvo fácil. Passou pela caminhada da humilhação, foi rejeitada até decidir explodir todos os inimigos. Quando tomou a coroa para si mesma, não errou mais.
Cersei foi mais estratégica que Tyrion, mais efetiva para resolver a crise econômica do Reino do que qualquer monarca antes dela e efetivamente anulou Daenerys Targaryen, que tinha três dragões. Cersei morreu destruída, mas jamais derrotada.

Shiv tentou ter uma carreira sozinha, mas caiu na manipulação do pai e agora está na armadilha da qual não consegue escapar. Mesmo com acordo firmado entre os três, foi frequentemente ignorada por seus irmãos, e, traída por eles. Não que eles vejam assim, porque como eles tinham a posição, decidiam e depois a avisavam. O que haveria de errado aí? A rapidez com que eles se ajustaram aos papéis anteriores justificaram que Shiv decidisse traí-los quando a oportunidade veio. Insegura e egocêntrica como eles, ela escuta a mesma coisa que Cersei: ‘você se acha mais esperta do que realmente é”. Diferentemente de Cersei, os erros de Shiv são unicamente dela.
Em America Decides, Shiv foi exposta em sua estratégia de dar um golpe em Ken e Roman quando, em sua arrogância, não criou aliados. Mais ainda, a decisão de não ser transparente com Ken no momento em que ele abriu o coração meio que comprovou o fato de que ela minimamente não está pronta para o que quer. Quando Cersei armou com Littlefinger para desfazer de Ned Stark, ela negociou uma compensação. Shiv age antes de fechar o plano, e justamente com uma pessoa claramente evasiva como Lukas Matsson. O risco dela era maior do que o dele, ela custou definir que queria ser CEO e não percebeu o holofote vermelho quando ele saiu do ambiente ANTES de concordar. Cersei fez algo semelhante com o High Septon, mas nunca mais depois. Nem em Jaime ela confiava 100%.
A diferença nas narrativas está no antagonismo. Cersei era “vilã”, mas Shiv é algo no meio do caminho. Em dois episódios veremos como terminará a disputa. De alguma forma antecipo que, como Cersei, Shiv verá seu reino desmoronar em sua cabeça… Só espero que não literalmente.
2 comentários Adicione o seu