Em cinco temporadas, nos afeiçoamos à Midge Maisel, sua família, seus amores, suas dificuldades. Igualmente me queixei, em especial na 5ª temporada, da demora para testemunharmos o sucesso (ou fracasso) da comediante. Midge tinha o mesmo talento para fazer rir e se autosabotar quando estava preste a conseguir avançar em sua carreira, o que se tornou previsível depois de um tempo. A alternativa foi abrir a temporada final nos assegurando que tudo daria certo, mas as idas e vindas no tempo não resolveram a barriga. Os dois últimos episódios, no entanto, foram ótimos. A série se despede sob aplausos e deixará saudade.

Abrimos o episódio num tom triste, com Lenny Bruce em sua derrocada final, mas que nos emociona com a premiada atuação de Luke Kirby. A relação fictícia de Midge e Bruce foi importante desde o início, não poderia ser diferente no final. A apresentação de Lenny na Basin Street West de São Francisco em 1965 de fato aconteceu, exatamente com ele falando de seus problemas legais antes de dançar no palco. Foi a penúltima apresentação dele, um ano antes de sua trágica morte em agosto de 1966, aos 40 anos. Luke captou com sensibilidade a tristeza que permeava seus últimos dias.


Susie, a pedido de Midge, tenta ajudá-lo, mas já é tarde. Aliás é tarde, mas não menos emocionante ver Susie e Midge tendo uma longa, íntima e sincera conversa na qual a agente fala de seu passado com Hedy Gordon, de como essa relação a destruiu romanticamente. Assim como vemos que Joel e Midge se amam, mas sabem que não há como ficarem juntos. Vemos como Midge cansada de todo machismo chuta as regras para o alto (seguindo o conselho de Midge) e faz dos quatro minutos ‘roubados’ a sua virada como estrela. Vemos que seja qual tenha sido a razão que Joel foi preso e as duas amigas deixaram de se falar por 30 anos não quis dizer nada, porque elas terminam a história ricas, famosas e … sozinhas.
Não há perfeição em A Maravilhosa Sra. Maisel, é verdade, mas o final foi emocionante. E ter dado à Lenny e a à Midge aquela cena final de confiança, especialmente emocionante. A premiada série terminou bem, e sim, teremos saudade de Midge, mas era hora do seu adeus.