A verdade do romance de Mrs. Maisel com Lenny Bruce

Luke Kirby ganhou um Emmy, em 2019, por sua ótima interpretação como o comediante Lenny Bruce em A Maravilhosa Sra. Maisel. Como sabemos, Bruce é uma das raras personagens VERDADEIRAS da série, embora a versão que a gente veja dele esteja longe da real.

Sim, o romance entre Midge e Bruce era óbvio desde que se conheceram, com grande química entre eles. Os dois deixaram passar uma primeira oportunidade na última temporada, mas, no último episódio, viraram oficialmente, amantes.

E porque a história de Bruce é trágica, a série já fez alusão à dependência de drogas que vai contribuir para sua morte prematura. Isso significa que estão abrindo uma porta dramática para A Maravilhosa Sra. Maisel, vamos entender como?

Lendário e polêmico

Leonard Alfred Schneider, que era mais conhecido como Lenny Bruce, ficou famoso como um dos mais ácidos comediantes de stand-up dos Estados Unidos, conhecido por usar palavrões, falar de sexo e política em anos extremamente conservadores. Morreu aos 41 anos, em 1966. Para quem assiste a série ficar o alerta, em apenas 5 anos do que estamos acompanhando a trama.

Assim como em A Maravilhosa Mrs. Maisel, Bruce abriu caminho para uma comédita crítica mais alinhada com os tempos em evolução e foi preso multiplas vezes, sendo condenado, em 1964, por obscenidade (só recebeu o perdão póstumo em 2003), e é um dos símbolos de liberdade de expressão em seu país. Fez quatro gravações de seus shows que viraram álbuns clássicos, incluindo de alguns shows em São Francisco, que foram o início de seus piores problemas com a justiça. E vale prestar a atenção, porque foi em 1961, o ano em que estamos vendo a atual temporada.

As piadas de mau gosto ditas em programas ao vivo, o foram banindo de exibições e shows e a sua apresentação no Carnegie Hall, que está para acontecer na série, foi gravado e lançado como LP após sua morte. É considerada uma de suas melhores apresentações, um marco de espontaneidade e sinceridade, uma coragem única para comediantes.

Vida pessoal igualmente conturbada

Na série, pouco sabemos dos romances do comediante e acabamos de descobrir que tem uma filha. Na vida real, foi casado com a stripper Honey Harlow, em 1951 e trabalhavam juntos em casas noturnas. Assim como Midge faz na série, ele era o apresentador na casa de strip, fazendo seus stand ups entre os shows das mulheres, mas, estar nesse ambiente contribuiu para seu material cômico. Honey e Bruce tiveram uma filha, Kitty, nascida em 1955.

O casamento com Honey, piorou por conta da dependência química do comediante e os abusos físicos entre os dois. Quando Honey foi presa em Honolulu por posse de maconha, em 1956, Bruce se separou novamente e sequestrou a filha do casal, enquanto Honey foi condenada a dois anos de prisão.

Nos últimos anos de sua vida a dependência de heroína e outras drogas deterioraram a saúde de Lenny Bruce.

Bruce se divorciou de Honey em 1959 e na época de sua morte – por overdose – estava namorando a comediante Lotus Weinstock, portanto já entendemos o paralelo de A Maravilhosa Mrs. Meisel. Ele foi encontrado morto no banheiro de sua casa, nu, com material injetável por perto. Seu amigo, Phil Spector, comprou os negativos da foto e os destruiu para evitar que a imagem fosse eternizada.

Então pessoal, é bom nos preparar porque a curva está chegando e Mrs. Maisel ainda deve sofrer bastante. Pobre Midge!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s