Trailer da temporada final de The Crown destaca clássico de Tears For Fears

Na quarta temporada, a Netflix usou um clássico do The Smiths, How Soon Is Now, para “apresentar” a princesa Diana em The Crown, com uma trilha sonora repleta de sucessos dos anos 1980s que traziam mensagens sobre a história também. A fórmula voltou a ser usada com o trailer da quinta temporada, com o clássico da banda The Verve, Bittersweet Symphony que canta como é difícil mudar quem realmente somos e agora, no trailer da temporada final, ouvimos Diana reclamar da loucura do mundo e do assédio à ela, ao som do clássico de Tears For Fears: Mad World.

A canção foi escrita por Roland Orzabal quando tinha apenas 19 anos, depois que ouviu Girls on Film do Duran Duran e queria compor um sucesso new wave. Roland, que sempre lutou contra depressão, também estava influenciado pelas teorias de Arthur Janov, autor de The Primal Scream, que defendia que sonhos onde há experiências de morte são os melhores para liberar tensão, por isso o refrão canta “os sonhos em que estou morrendo são os melhores que já tive”. Usado aqui em The Crown, soa bastante mórbido, mas o que importa é a outra parte do refrão, onde repete “mundo louco”.

Lançada em 1982, Mad World colocou a banda Tears for Fears nas paradas de sucesso mundial. e entrou para LP de estreia da banda, The Hurting, lançado em 1983 e que tem a dupla, Roland Orzabal e Curt Smith justamente no lago Round Pond, nos jardins do palácio de Kensington, onde Diana viria a viver até sua morte, em 1997. Mad World fala de uma pessoa introvertida, sofrendo com o sentimento de se sentir oprimido e deslocado em um mundo enlouquecido o que se encaixa com a narrativa da série sobre não apenas Diana, mas seus filhos também.

A versão original da banda britânica tem um ritmo mais pop e dançante, que “disfarça” a letra mais sombria. Apenas em 2001, quando Gares Jules fez uma versão acústica para o filme Donnie Darko que Mad World ganhou nova perspectiva. Eu coleciono várias versões aqui a playlist.

O tom soturno da promo, destacando o impacto da morte de Diana no destino da Coroa sugere que as redes sociais voltarão a pegar fogo separando a família de forma binária. The Crown estreia daqui a um mês, no final de novembro. Até lá, será será uma loucura.



Descubra mais sobre

Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.

Deixe um comentário