6 álbuns clássicos nascidos de uma separação

Adele agradeceu ao ex quando virou um fenômeno pop, aos 21 anos, Sam Smith fez o mesmo, logo depois. Amy Winehouse sempre será lembrada pelo mais triste de seus álbuns, inspirado em um período de fossa. Vamos lembrar alguns dos “álbuns-recibo” que fizeram História.

Marvin Gaye, com Here, My Dear.

O nome do álbum não quis deixar nenhuma dúvida pela motivação. No divórcio entre Marvin e Anna Gordy, ganhou o direito de receber 50% dos lucros sobre a música do cantor. A princípio, Marvin ia fazer uma coletânea, para se livrar do compromisso em um único álbum, mas mudou de idéia.

I guess I’ll have to say this album is dedicated to you,
although, perhaps,
I may not be happy, this is what you want,
so I conceded

(Acho que tenho que dizer que esse álbum é dedicado a você, apesar que, talvez, eu não esteja feliz, isso é o que você quer, então cedi”, diz Marvin na primeira faixa.

Gravado em apenas três meses, em 1978, Marvin abre o coração de forma que poucos artistas conseguiram antes e depois. “Aqui, minha querida”, (Here, My Dear), foi mais uma marca do brilhantismo desse cantor que nunca foi óbvio.

Amy Winehouse, Back to Black

Amy Winehouse era uma artista em ascensão, adorada e grande aposta da música britânica. Original, talentosa e atormentada. Ela se apaixonou pelo (já casado) Blake Fielder Civil e, em período de separação, gravou o álbum que seria o mais marcante de sua curta carreira. Back to Black reúne clássicos como a faixa título, Tears Dry On Their Own, Love Is A Losing Game, You Know I’m No Good e Rehab, para citar algumas.

We only said goodbye with words, I died a hundred times
You go back to her, And I go back to
I go back to us


(“Nós apenas dissemos adeus com palavras, eu morri centenas de vezes
Você volta para ela e eu, eu volto
Eu volto para nós”), chora Amy.

Back to Black rendeu Grammys para a cantora que depois dele se casou com Blake e descendeu à decadência que custou sua vida. Muito triste.

Fleetwood Mack, Rumours

Difícil escolher a melhor faixa de um álbum repleto de clássicos. Rumours, com nome perfeito dadas as inúmeras fofocas envolvendo a banda, é um dos melhores álbuns de todos os tempos, especialmente quando se trata de separação. Vendeu mais de 40 milhões de dólares, tudo no álbum é traumático. Christine e John McVie estavam se separando depois de seis anos de casamento. Stevie Nicks e Lindsey Buckingham seguiam nos altos e baixos até que ela se envolveu com Mick Fleetwood, que também estava se separando da mulher. E a banda, em tese, seguiu junto por mais alguns anos. Incrível. Rendeu Dreams, Don’t Stop, The Chain, Go Your Own Way, Songbird, You Make Loving Fun, Gold Dust Woman.. precisa continuar?

Adele, 21

Seu primeiro álbum, aos 19 anos, já prometia. Dois anos depois, explodiu com um dos mais bem sucedidos materiais de fossa da música. 21, na verdade, é um dos álbuns mais vendidos de todos os tempos, fazendo de Adele um fenômeno pop.

Rolling the Deep, que abre o álbum, foi escrita no dia seguinte do término definitivo de seu relacionamento conturbado.

Turning Tables, Someone Like You e o cover do The Cure, Lovesong, são apenas algumas das pérolas. Depois do sucesso, Adele virou uma estrela e ninguém sequer sabe quem é o ex que a inspirou tanto.

Kanye West, 808s & Heartbreak

O título diz tudo que se precisa saber do brilhante álbum de Kanye West. Fortemente influenciado nos anos 1980s e profundamente triste, são algumas das melhores canções do artista. Sua mãe tinha falecido há pouco, seu noivado com Alexis Phifer tinha chegado ao fim, Kanye abre o coração com Heartless, I Know You Will, Love Lockdown e Welcome to Heartbreak.

Nada menos do que genial.

Joni Mitchel, Blue

Outro álbum cujo título deixa pouco espaço para dúvidas. Blue nasceu do rompimento com o parceiro, Graham Nash (do grupo Crosby, Stills and Nash), a cantora folk, excelente letrista escreveu todo o álbum, considerado um dos mais influentes de todos os tempos, durante uma viagem à Europa. Para contribuir com a tristeza, Joni Mitchell conheceu e se apaixonou por James Taylor, que terminou com ela depois de um rápido namoro. Com isso, Blue estava pronto.

7 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s