A história de Dreams, de Fleetwood Mac

Dreams é uma canção sobre o fim de um relacionamento. Escrita em apenas 10 minutos por Stevie Knicks, em 1977, é até hoje um dos maiores sucessos da banda Fleetwood Mac. Também faz parte de um dos melhores álbuns de todos os tempos, Rumours. Mesmo parecendo impossível, Dreams quase ficou de fora de Rumours. “Um dia, quando não precisava estar no estúdio principal, peguei um pequeno teclado Fender Rhodes e achei uma sala”, Stevie lembrou em uma entrevista em 2009. “Encontrei um ritmo para a batida, liguei gravador e escrevi “Dreams”. Imediatamente gostei do fato de estar escrevendo algo dançante porque era diferente para mim”, se recorda.

Stevie, Mick e Lindsey no estúdio gravando Rumours

Rumours é um álbum com muitas histórias. Foi gravado quando todos os membros da banda estavam se separando na vida privada. Stevie do guitarrista Lindsey Buckingham, John da tecladista Christine McVie, Mick Fleetwood de sua esposa, Jenny Boyd. Para piorar, Stevie e Mick embarcaram em um romance. Juntem as drogas consumidas em excesso e os bastidores das gravações ficaram tensos.

Quando Stevie tocou Dreams para a banda ninguém gostou. “Eu disse ‘por favor, por favor gravem essa canção ou pelo menos tentem. É porque às vezes é meu jeito de tocar, vocês têm que ouvir”, ela implorou.

Como era de se imaginar, Dreams foi escrita para Lindsey em resposta à agressiva Go Your Own Way. Lindsey cantou para Stevie, “You can go your own way, go your own way, you can call it another lonely day “ (Você pode ir embora, vá sozinha, chame de outro dia solitário).

Em Dreams ela respondeu, “Thunder, only happens when it’s raining, players, only love you when they’re playing” (Trovões só acontecem quando está chovendo, jogadores só amam quando estão jogando). Porém em inglês, “players” tem vários sentidos. Do literal, jogador, a paquerador e o mais sutil, músico. Portanto ela estaria cantando “músicos só te amam quando estão tocando”. Ui.

O fato de Dreams e Go Your Own Way estarem em Rumours só faz do álbum ser ainda mais histórico. Lindsey e Stevie mal se falavam na época, e embora digam que ele não gostou da letra, em 2009 ela contou uma versão diferente.

“Eu entreguei a ela a cassete com a gravação, era uma gravação sem qualidade, apenas minha voz e um piano. Apesar de estar furioso comigo na época, Lindsey tocou a fita, olhou para mim e sorriu”, ela lembrou. “O que estava acontecendo entre nós era triste, nós éramos um casal se separando, mas, como músicos, ainda nos respeitávamos e conseguimos fazer algumas canções brilhantes sobre a separação”, reconhece.

Lindsey criou um novo arranjo e a banda aprovou. Christine McVie lembra como foi. “‘Dreams foi desenvolvido de uma maneira bizarra. A primeira vez que a Stevie tocou no piano, com apenas três notas e uma outra na mão esquerda eu pensei ‘isso é um tédio'”, comentou a tecladista em uma entrevista. “Mas Lindsey, genial, entrou e tocou três toques tirados daquelas três notas idênticas, fazendo com que cada sessão soasse completamente diferente. Ele deu a impressão de que há uma rede através de toda canção”, ela credita.

Hoje, Dreams não é apenas um clássico regravado por inúmeras bandas. É um dos principais hits já feitos pelo Fleetwood Mac. Lançada em março de 1977, é também o maior fenômeno no TikTok em 2020. Começou quando o skatista Nathan Apodaca, conhecido na plataforma como Doggface208, usou a música em um vídeo que viralizou e alcançou milhões de views. Nele, Nathan desce em uma highway, bebendo suco e cantando. A própria Stevie Knicks, Lindsey Buckingham e Mick Fleetwood também entraram com seus vídeos no challenge que tem reunido o mundo todo com vídeos criativos. Um sonho que jamais imaginariam realizar.

Veja o vídeo de DoggFace


E a banda, em 1981


E a banda cantando You Can Go Your Own Way, em 1977

5 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s