A inspiração para a Rainha Má

Apavorante, imperiosa, vaidosa, insegura e assassina. A Rainha Má é tão cruel que nem mesmo sabemos seu nome (é Grimhilde). Mas sabemos do que ela é capaz, mais ainda Branca de Neve sabe.

Que divas do cinema a inspiraram a gente sabe, mas há também uma nobre alemã, Condessa Uta von Ballenstedt. Uta quem? Uta von Ballenstedt, Condessa of Meissen, que viveu e morreu há mais de mil anos no Castelo de Naumburg. Conhecida como a mulher mais bonita da Idade Média, Uta pode ter inspirado Disney.

Uta nasceu em meados do ano 1000 e morreu em 23 de outubro de 1046, e fazia parte da Casa de Ascânia. Como as mulheres do seu tempo, se casou por obrigação com Ekkehard II, de Meissen. Foi famosa por ter força e coragem, e contribuiu para a cosntrução da Catedral de Naumburg, onde está a estátua que eternizou sua beleza.

Foi a fotografia de 1920, por Walter Hege, que fez Uta internacionalmente famosa, um ícone.

Os nazistas escolheram a imagem de Uta como exemplo de ariana que defendiam. Para muitos, apenas a beleza de Nefertiti estaria no patamar.

Para Walt Disney a Rainha mescla Lady Macbeth com o Lobo Mau e o visual de gola alta a faz madura, sombria.

Além de Uta, a atriz Helen Gahagan, no filme She, de 1935 também. Divas como Garbo e Marlene Dietrich, também, maas em especial, Joan Crawford. A atriz Lucille La Verne, concedeu sua voz.

Diz a lenda que os animadores estavam mais animados com a Rainha Má por ssr complexa, sexy e misteriosa.

Suas roupas mesvlam preto, roxo e azul, cores escuras oara ressaltar seu lado negativo, assim como o cetim e o veludo. O trono de avestruz chama a atenção da vaidade.

Grimhilde é tão complexa que estabeleceu o padrão para outrasi madrastas da Disney. Porém nenhuma a ultrapassa, dando a Branca de Neve e os Sete Anões uma vilã inigualável. Ela reina sozinha.


4 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s