Meu Deus. 35 anos. Há 35 anos, Madonna era a mulher mais famosa do mundo. ela vinha de um grande sucesso de vendas com Like a Virgin, assim como uma turnê nos Estados Unidos que foi um mega fenômeno cultural. E sim ela se casou de surpresa com o ator mais talentoso de sua geração, Sean Penn, que, ao contrário dela, odiava a atenção da imprensa. No meio desse caos, veio uma pérola. O álbum True Blue.



Like a Virgin cantava uma mulher moderna, que queria romance mas independência. True Blue é até hoje o álbum mais romântico de Madonna. Ela ressurgiu magra, loira platinada e cantando o amor eterno ao marido, a quem dedicou o álbum.


True Blue traz alguns dos maiores clássicos de Madonna: Open Your Heart, Papa Don’t Preach, La Isla Bonita e Live To Tell, para citar apenas alguns. Todas as canções escritas para Sean Penn ( o álbum seguinte, Like a Prayer, já seria o álbum do divórcio dos dois).
True Blue marcou a estréia de Madonna como produtora, ao lado de Patrick Leonard e chegou aos mercados no final de junho de 1986. Marcou, além disso, mudanças significativas na carreira da artista. Primeiro o tom de sua voz. Depois de dois álbuns cantando agudo, depois de uma turnê dançando e cantando, Madonna desceu o tom e passou a usar uma voz mais grave. Igualmente, entrou mais abertamente no mercado latino.
A capa, com Madonna platinum blonde e de jaqueta de couro, foi um trabalho do fotógrafo Herb Ritts, considerada uma clássica instantânea.

Embora as canções sejam – na maior parte – sobre amor, Madonna consegue homenagear seis ídolos Jean Harlow, Grace Kell e Marilyn Monroe. Depois de ser considerada novidade, Madonna queria ser levada a sério. Mas claro, fazendo notícia. A canção que foi trabalhada depois de Live to Tell, foi Papa don’t Preach, uma canção anti-aborto que provocou até o Vaticano, que a aprovou no início, mas interpretou mal Madonna, que advoga pela opção da mulher.
Em White Heat, mesmo com a citação de James Cagney no filme de 1949 com o mesmo nome, é sobre o empoderamento feminino.
Para os críticos e fãs, True Blue foi o álbum que solidificou a carreira de Madonna para o super-estrelato, vendendo mais de 25 milhões de cópias ao redor do mundo. Incrível que tenha passado tão rápido.