Nem romancistas conseguiram imaginar tamanha história. Em dezembro de 2021, completarão exatos 635 anos do último julgamento por combate da história francesa, uma luta organizada e acompanhada onde os opositores lutam até que um deles morra, fazendo assim, “justiça divina”.

Isso mesmo, trial by combat que ficou popularizado em Game of Thrones era um meio legal e usado na idade média, mas nos anos 1300s já tinha caído em desuso, porém ainda não era proibido. O embate entre Jean de Carrouges e Jacques Le Gris foi tão polêmico e tão fascinante que até hoje é estudado, discutido, comentado e depois de virar livros, chega às telas pelas mãos do diretor Ridley Scott.
The Last Duel – O Último Duelo – terá Matt Damon, Adam Driver e Jodie Comer nos papéis principais e foi todo rodado na Irlanda, mesmo durante a pandemia. Baseado no bestseller The Last Duel: A True Story of Trial by Combat in Medieval France, de Eric Jager, a super produção promete ser um sucesso. Veja o trailer no final do post.
Se não conhece a história, cuidado com os SPOILERS.
O resumo da história é esse: Jean de Carrouges, um Nobre normando casado com a jovem Marguerite Thibouville, volta para casa e descobre que sua esposa foi violentada pelo escudeiro do rei, Jaques Le Gris.
Le Gris, notório mulherengo, nega o crime, mas De Carrouges demanda reparação judicial. Como encontra a Corte pendendo para o lado do inimigo, o nobre normando vai pessoalmente ao Rei da França pedir autorização para um duelo, assim Deus terá a decisão final sobre a vida de quem for culpado. O Rei, Charles VI, aceita. Nos meses seguintes os preparos são feitos para a luta. No caso de Jean De Carrouges perder (ou seja, morrer), Marguerite, que está grávida, será queimada viva por falso testemunho.
A batalha começa com Jacques levando vantagem. Porém, quem viu Game of Thrones pode antecipar a virada. Ao ferir Jean, Jacques resolve subir em cima dele antes do golpe final e é derrubado. Jacques consegue imobilizá-lo e arrancar seu capacete. Antes do golpe final, com todos e Deus como testemunha, demanda que Jacques admita seu crime, porém ele responde ser inocente. Mesmo assim, Jacques o mata na frente de todos, com uma espada na sua boca e garganta.
Esta foi a última vez que a Justiça francesa permitiu legalmente um combate mortal no país. A família de Jacques Le Gris passou gerações tentando limpar o nome do escudeiro. Como foi um processo legal, os registros estão guardados nos autos, desde os argumentos aos álibis e testemunhos.
Jacques alegou até sua morte que estava longe do local e que não poderia ter violado Marguerite. Seu álibi foi desfeito e a argumentação de que conseguiu cavalgar 80 kms na neve, usada por Jean de Carrouges, foi considerada realista.
Hoje historiadores apontam a fonte do problema entre os dois homens como financeiro, não de honra. A família de Marguerite teria sido dona de terras vendidas para Le Gris, mas De Carrouges as considerava parte do dote da mulher e as queria de volta. Dessa forma, a compensação pelo estupro seria originalmente paga em terras, mas como Le Gris se recusou a admitir culpa, a briga escalou.
Dito tudo isso, a figura de Jaques Le Gris não era popular. Ele era arrogante, rico e poderoso, portanto não seria inverossímil se considerar acima da lei. A polêmica fica por conta de que morreu mantendo sua inocência, mesmo diante da acusação de que “iria para o Inferno” se estivesse mentindo. Ele não titubeou. E De Carrouges ganhou as terras que queria.
Com todas as possibilidades se mantém a questão histórica de um tempo em que a voz feminina não existia. Marguerite foi negociada em um casamento sem amor, violentada e usada em processo público e humilhante, considerada suspeita e mesmo “vingada”, a dúvida sobre o estupro segue seis séculos depois. Um absurdo!
Adam Driver, um dos atores em maior demanda dos últimos anos, vai. sem dúvida, trazer um lado sombrio para Jacques Le Gris. Além de Matt Damon, Ben Affleck é esperado fazer uma ponta, marcando a reunião dos amigos nas telas depois de mais de 20 anos.
Jodie, que brilhou na série The White Princess, voltou às roupas de época antes de retomar as gravações da última temporada de Killing Eve, iniciadas essa semana.
O filme chegará aos cinemas no dia 15 de outubro e veja aqui o trailer, divulgado hoje.

4 comentários Adicione o seu