A verdade atrás da série de Paul Rudd e Will Ferrell

A história é apavorante. E verdadeira. Por quase 30 anos de relacionamento profissional e pessoal, Martin Markowitz tinha total confiança em seu terapeuta, o Dr. Isaac Herschkopf. Tanta que, no processo, passou total controle sobre sua vida, finanças e posses. Isso mesmo, o controle era absoluto. O golpe perfeito fez de Herschkopf um milionário cercado de estrelas enquanto Martin passou a ser visto como um serviçal.

A história é bizarra, assustadora e verdadeira e está sendo recontada na série da Apple TV Plus, The Shrink Next Door, estrelada por Will Ferrell e Paul Rudd. Herschkopf tinha pacientes como Gwyneth Paltrow para colocá-lo entre os famosos e Martin, um milionário tímido e vulnerável quando começou o tratamento, era a vítima perfeita para um psiquiatra inteligente. Os dois se conheceram em 1981 e, por recomendação de Herschkopf, aos poucos Martin se isolou dos amigos, rompeu e deserdou a irmã (interpretada por Kathryn Hahn). Foi apenas o começo.

Como a série mostra, o médico identificou rapidamente que Martin era facilmente manipulável e o convenceu de que era seu amigo, cuidando de seus interesses. Mas a amizade foi se desgastando com Martin cada vez mais submisso. Em 2010, os dois romperam depois que Martin foi operado por uma hérnia de disco e o médico nem se deu ao trabalho de visitá-lo. Ao se reconectar com a irmã, com quem não falava há 27 anos, Martin fez uma queixa formal na Justiça americana contra o médico. Isso foi em 2012, mas apenas em 2019 conseguiram verificar todas as acusações e o psiquiatra teve sua licença suspensa no ano seguinte, em abril de 2020. Ele nega todas acusações de Martin, alegando que todas as doações e acessos foram feitas voluntariamente pelo paciente.

O processo médico reúne mais de 16 fatos de má conduta e imoralidade. Além de Martin, dois outros pacientes testemunharam contra o Herschkopf. A história tão incrível virou tema de um podcast em 2019 e a partir dele, a série. Como Martin diz, foram 40 anos de sofrimento: 29 sob o controle do médico e 11 buscando Justiça. Ele consideram que conseguiu o que queria quando a licença de Isaac Herschkopf foi suspensa. O médico já avisou que vai recorrer.

A série é sufocante quando sabemos o que vai acontecer e acompanhamos o processo se desenvolvendo. As excelentes atuações do elenco ajudam.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s