Há uma “fórmula” de quase todos os musicais que são seguidos religiosamente: “a canção das 11 da noite”. O termo é porque, em toda peça, em algum momento depois da metade do último ano, a personagem principal ou o elenco tem uma cena/canção grandiosa, importante onde há conclusão de seu arco. Isso, em geral, acontece por volta das 11 da noite, a poucos minutos do fim do espetáculo. É a melodia que fica na memória da platéia e a mais forte da peça. Daí, o termo usado nos bastidores.


Para termos alguns exemplos de “canções das 11 da noite” que viraram clássicos, podemos pensar em Memory, de Cats, What I Did For Love, de Chorus Line, As If We Never Said Goodbye de Sunset Boulevard, para citar poucas. Em Rent, é Without You, um belo dueto de amor. E no lindo filme Tick Tick Boom, é a emocionante Come to Your Senses.
Ouça aqui, a emocionante versão de Leslie Odom Jr para Without You
E da montagem de 2008 da peça na Broadway
E Come to Your Senses interpretado por Krysta Rodriguez de Halston, em 2019
E o audio da versão do filme
O elenco estava emocionado na estreia. Fizeram o que para mim, é a canção mais pessoal de Jonathan Larson: One Song Glory. Quando a peça estreou e ele morreu, entrar no teatro e saber que ele se foi antes de conhecer a fama, fez dessa canção particularmente especial. Veja no original e na estreia. Duvido que não se emocione!