Insecure chega ao fim com obviedade, mas qualidade

Insecure nunca foi uma série que teve intenção de “surpreender”. Fala de relacionamentos, de amizade e românticos, em especial da protagonista, Issa Dee, o alter-ego da showrunner, Issa Rae. Após cinco anos no ar, a série chegou ao fim no dia 26 de dezembro de 2021.

O episódio final é sobre reencontros. Só para lembrar, Nathan e Lawrence quase saíram no tapa por causa de Issa, e começamos com Nathan fazendo uma escolha sábia. Ele gosta de Issa, mas o relacionamento mal resolvido com o ex só traz dor e insegurança para Nathan, que prefere estar bem do que em dúvida. Issa nem discute. Ela quer que sua vida passe rápido até o momento em que vai “estar bem”. E é o que acontece em seguida.

Em uma sequência de acelerados, marcadas por datas comemorativas de aniversários e casamentos, Issa, Molly, Kelli e Tyffany se reencontram, compartilham novidades e estão todas extremamente felizes e bem, materialmente e sentimentalmente. Tyff ainda ressente a falta de Los Angeles, mas está com um vidão em Denver. Kelli entra para a firma de Molly, se destaca como advogada, se casa e engravida. Molly perde sua mãe, mas se casa com Taurean e está finalmente calma, sorrindo. Issa demora um pouco mais, claramente ainda sentindo falta de Lawrence, mas, em algum momento depois de encorajada por Molly, o procura e vemos os dois felizes, juntos, como uma família e Issa cuidando do filho do namorado. Um final feliz esperado e merecido. Por que ficou vazio?

A decisão de mostrar a vida passando, sem se apegar aos detalhes, foi uma narrativa “diferente” em uma série que até então evitada “modernismos”. Pareceu… preguiçoso. Uma forma de amarrar todas as pontas rapidamente, para fechar logo a história. Ainda seguraram um pouco o suspense se Molly e Lawrence iriam realmente se acertar, afinal, quando ela faz o gesto de procurá-lo, ele já está com outra pessoa. Mas, sem que vejamos, os dois finalmente ajustam o timing, nos dando o final feliz que era esperado, porém sem nosso testemunho. Como Lawrence mais uma vez partiu o coração de outra mulher por causa de Issa? Como Issa o convenceu a ficar com ela? Ou foi ao contrário?

Apesar de tudo, Insecure foi uma série importante que trouxe diversidade às telas, com uma história romântica e interessante sobre mulheres querendo se encontrar em uma sociedade em transição. Issa Rae está de parabéns e sentiremos sua falta.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s