A volta de Esme em Peaky Blinders (teorias)

Esme Lee Shelby era uma personagem quase irritante entre as temporadas 1 a 4 de Peaky Blinders. A vimos por último levando os filhos dela e John depois que ficou viúva, não antes de rogar uma praga para seu cunhado, Tommy. Com sua aparição entrando no trailer da temporada final, essa praga será certamente endereçada. E resolvida, será?

Em 2021, fotos feitas nos sets de gravação já tinham entregado a volta de Aimee-Ffion Edwards, vista com  Cillian Murphy, onde se confirmava que o clima entre eles segue tenso. A cena encerra com os dois batendo boca e Esme perseguindo Tommy para fora de um cemitério. De quem será a tumba, uma vez que John foi cremado? Esme já tinha ido embora quando houve a cerimônia.

E ela parece furiosa no trailer.

Pelo visto nem com o tempo houve perdão entre eles.

Minha primeira teoria é a de que Tommy vai levar sua família para se esconder com os Lees, como Esme havia sugerido na temporada 3. Nessa ocasião, ela lembrou ao cunhado de que os Shelbys são ciganos e que esse é o DNA que os domina. Ela também sugeriu que fugissem para o sul da França, onde desapareceriam. Na verdade, Esme sempre quis que os Shelbys deixassem Birmingham e se assumissem como ciganos.

Esme tem motivo para estar sempre contrária a Tommy. Ela foi, afinal de contas, vendida em casamento como parte de uma negociação de paz entre as famílias. Por sorte, ela e John se entenderam e se apaixonaram de verdade. Mas Esme sempre foi a “indócil” que nunca de fato conseguiu ser domada.

Como uma Lee, nunca foi completamente aceita pelos Shelbys, considerada uma má influência e querendo que o marido tivesse maior destaque nos negócios. Ela também bebia e se drogava, mesmo enquanto grávida, roubando dinheiro da firma quando podia. Tommy – ou Polly – não levavam em consideração nenhuma de suas idéias, aumentando a frustração. Quando Tommy faz o acordo que manda toda a família para prisão, e quase enforcamento, Esme passa a odiar o cunhado.

Infelizmente a morte de John foi consequência de uma decisão errada dele na 1ª temporada. Em vez de seguir a orientação de Tommy e mandar o casal Changretta, ele deixou a mulher viver e com isso a vendetta que acabou custando sua vida. Aliás, foi por ouvir Esme e ficar isolado que John virou alvo fácil para a máfia. Mas para ela, o marido foi vítima da praga dos Shelbys. E sua última imagem foi retirando os anéis do marido e fazendo a promessa que iria proteger seus filhos.

Agora o trailer. Vemos fogo… seria um funeral? Lizzie chora desesperada, e vemos Tommy cercado de corpos e atirando em alguns homens. Tudo aponta para que Esme vá tomar o lado de Michael e Gina nessa luta.

Portanto, antes de lidar com Mosley, Tommy será forçado a lidar com os conflitos de família. Infelizmente não há mais Polly para uni-los e a ver como Ada fará esse papel.

Você acha que Esme vai esquecer o passado e ajudar Tommy?

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s