Quem traiu Tommy Shelby em Peaky Blinders? (as pistas)

Passamos mais de um ano buscando a identidade do (a) traidor(a) de Tommy Shelby em Peaky Blinders. Afinal, ele planejou nos mínimos detalhes como matar Oswald Mosley e, para alcançar sucesso, foi obrigado a abrir seu plano para mais pessoas. No final das contas, o vilão não apenas se safou como os apoiadores de Tommy foram praticamente dizimados. Terminamos a 5ª temporada com nosso anti-herói contemplando o suicídio e desesperado.

Eu tenho minhas dúvidas se a aparente derrota de Tommy não faz parte de uma armação, e não terá sido a primeira vez que ele justifica os meios para alcançar seu objetivo, especialmente sacrificando seus parentes ou pessoas amadas. Quem se esqueceu que ele entregou TODA família Shelby, que chegou a ter (literalmente) a corda no pescoço antes de Tommy conseguir libertá-los? Apenas Arthur de certa forma voltou ao “normal” com o irmão. Polly nunca o perdoou, Esme culpou Tommy pela morte de John (em seguida, mas porque estava afastado dos Peaky Blinders) e Michael tampouco voltou às boas com o primo. E essa é a lista mais curta. Lizzie tem suas mágoas com o marido, Linda com o cunhado por causa dos vícios de Arthur e Ada perdeu o segundo amante por causa das confusões de Tommy. Se entrarmos na parte dos inimigos então, a gente não pára!

Porém, seguindo a lógica que querem que acreditemos, Tommy Shelby foi traído e por alguém próximo, que sabia o que ele estava para fazer, temos que revisar nossa lista em cima do trailer oficial, liberado essa semana.

Polly Gray

A pandemia da COVID-19 atrasou o início das filmagens da temporada final em um ano e, com isso, perdemos uma pessoa vital para a conclusão da história: a atriz Helen McCroy, que interpretava Polly Gray, que morreu por causa de um câncer, em abril de 2021. Dessa forma, a despedida, que ela gravou na 5ª temporada, pode ter sido mesmo conclusiva, até porque como as filmagens foram retomadas apenas meses antes de sua morte, não sabemos se ela chegou a gravar alguma coisa.

Polly Gray era vital não apenas para a série, mas para definir o destino de Tommy Shelby, a quem ela criou como filho mas teria que fazer a escolha entre ele ou o filho biológico, Michael Gray, que termina a temporada como o grande antagonista dos Peaky Blinders.

Polly era oposta ao plano, que ultrapassava qualquer limite para ela. Por conta de não ter gravado, dificilmente essa teoria será escolhida, ainda mais que seu noivo foi morto no fogo cruzado e ela não o colocaria em risco. Mas, nunca se sabe…

Linda Shelby

De todas as mulheres Shelby, apenas Polly e Lizzie me parecem bacanas. Grace, Esme, Gina e Linda foram, cada uma em sua vez, irritantes. Ada também, mas ela teve um arco evolutivo mais interessante, abraçando sua família aos poucos e se revelando a única conselheira apta a ajudá-lo, mais ainda do que a própria Polly.

Enquanto Grace é uma querida do público e Esme conseguiu seus fãs apesar de usar drogas e beber enquanto grávida, Linda é a unanimidade negativa dentro e fora dos Peaky Blinders. Ela “salvou” Arthur, mas sua falsidade moral (sua negociação com Tommy por dinheiro é inesquecível) é inegável e sua volta ao escritório, mais do que suspeita. Ficou tão obvio que seria má escolha, mesmo que tenha levado um tiro de Polly ao tentar matar Arthur. Linda vai estar de volta à série, vimos a atriz Kate Philips gravando com Paul Anderson.

Johnny Dogs

Outra teoria na Internet é a de que foi Johnny Dogs, ressentido com a ligação de Aberama Gold e os Shelbys. Afinal, Aberama já o tinha acusado de traição antes e acabou sendo assassinado na tentativa do golpe. Faz sentido porque justificaria a volta de Esme e as imagens de Tommy atirando e aparecendo cercado de homens mortos no trailer.

Gina e Michael Gray

É quase como se fosse o maior desejo dessa dupla “surpreender” Tommy, mas eles são tão óbvios que mal criam uma ruga de preocupação no líder dos Peaky Blinders. Ainda assim, surpreendentemente, eles trarão a máfia italiana de volta à Birmingham. Isso porque depois da grande guerra dos Shelbys contra os Changrettas, nenhuma família mafiosa deixaria Gina se casar com Michael, mas há mais do que fomos apresentados e essa dupla vai dar dor de cabeça.

Com o grande sucesso de Anya Taylor-Joy, seria impossível não imaginar que Gina Gray terá algum destaque na temporada final. O showrunner, Steve Knight, assegurou que saberemos tudo e que SIM, há uma ligação entre Gina e Oswald Mosley. Nada que não tenha ficado ULTRA obvio com as trocas de olhares dos dois.

Oswald Mosley

O vilão da temporada final é inspirado em uma personalidade real, portanto sabemos que historicamente ele cai, mas não morre. Desculpem pelo spoiler alert, mas é um fato histórico. O que podemos celebrar é confirmação da entrada em cena de sua esposa, Lady Mitford, interpretada pela atriz Amber Anderson. Lady Mitford entrou para a História como uma das mulheres mais perigosas de sua época, com ligações diretas com Adolf Hitler. Amber gravou cenas com Cillian Murphy e aparece no trailer quando Tommy admite ter feito “inimigos poderosos”. Será que era dele que estava falando?

Lizzie Shelby

Nunca subestime uma mulher desprezada e Lizzie engoliu poucas e boas por seu amor por Tommy. O viu se apaixonar, separar e casar com Grace. Foi tirada e colocada de volta na prostituição por ele. Trabalhou como secretária, babá e quase empregada antes que Tommy finalmente se casasse com ela. Sem mencionar que ela ia se casar com John, mas Tommy armou o casamento do irmão com Esme e Lizzie ficou sozinha. O que não falta à Lizzie é motivação para trair o marido, ainda mais que sabemos que ela era a prostituta regular de Oswald Mosley no passado.

No entanto, apesar de possível, as imagens do trailer desmentem e mostram que o casamento de Tommy e Lizzie promete ficar sólido.

A menos que a imagem dela gritando e chorando por alguém enquanto o acampamento esteja pegando fogo seja justamente o momento em que Tommy descobre sua traição e a deixa. Será?

(pelas outras imagens das gravações, vimos que Lizzie estará com Tommy em outras cenas, mas, como não sabemos a ordem dos fatos… quem sabe?)

E chegamos ao meu suspeito favorito.

Alfie Solomons

Vai ganhar um post à parte com todas as dicas que agora é a minha teoria favorita: foi Alfie, mais uma vez, quem traiu Tommy. Tommy vai à ele para pedir ajuda para derrubar Mosley, nos surpreendendo como seu inimigo numero 1 sobreviveu a um tiro no rosto. Alfie sendo Alfie, é evasivo quanto ao plano e avisa a Tommy que sonha com sua morte todos os dias. Os dois se afastam sem combinar os detalhes do plano, mas Alfie sabe o que Tommy está armando. O teaser no qual Tommy provoca Alfie sobre o capítulo final, o cachorro, a imagem de Tommy no cavalo (como Alfie descreveu) me sugerem que já sabemos quem foi que deu com a língua entre os dentes.

Qual é a sua teoria?

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s