O luto das heroínas

A volta de Carrie Bradshaw tem nos deixado em um misto de emocionados, frustrados, chateados e tristes. A vimos sofrer por Mr. Big por anos, mas a morte da personagem, na abertura de And Just Like That foi para pegar os fãs de supetão. Afinal, metaforicamente pensamos em sua morte várias vezes, nem que fosse para liberar Carrie do sofrimento. Porque ao longo de várias temporadas, erradamente torcemos para que o homem errado virasse o certo, vimos Carrie abrir mão de caras bacanas por conta de sua paixão obsessiva por Big. Na ficção, Big mudou. Ainda deu suas cabeçadas, mas se casou com Carrie e os dois foram felizes por 15 anos.

Mesmo na ficção, não há nada mais definitivo para acabar com o romance do que a morte literal das personagens. Já passamos da metade da temporada e Carrie ainda está de luto, quase catatônica, como avaliei essa semana. Ver nossas personagens queridas sofrendo nos traz angustia. Como nossas fontes de escape, entendemos seu drama, mas queremos alguma esperança.

Curiosamente, a série cômica e crítica The Great, que reconta de forma ácida e absurda a história de Catarina, a Grande, estamos lidando com o luto da heroína também. No caso, a morte que impactou Catarina foi a de seu amante, Leo, de quem abre mão para poder usurpar a Coroa de seu marido incompetente. Sozinha, ela se recusa a chorar (finalmente cedeu no 3º episódio) e, assim como Carrie, perdeu a empatia. Carrie e Catarina consideram as lágrimas como sinal de fraqueza e estão aumentando suas dores. Me remete ao questionamento sobre o sofrimento da Heroína, que diferentemente dos homens, são obrigadas a escolher e perder seus amores.

Catarina, por ser uma personagem histórica, sabemos que vai superar. Carrie, por ser uma personagem que acompanhamos as gravações – como confirmado no teaser do próximo episódio – vai tentar a voltar a namorar. Mas o que fica claro nas séries é que o luto está no ar e ele dói. Queremos nossas mulheres mais felizes. Será que conseguem?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s