Depois de revisitar vários de seus clássicos como live-action, chegou a vez de Duquesa e O’Malley, isso mesmo Os Aristogatas é o novo projeto já em andamento na Disney.
O filme de 1970 foi um sucesso e ainda é um dos favoritos entre os fãs. É sobre uma família de gatos aristocratas que – vítimas de um golpe – são ajudados por gatos de rua. Duquesa é a gatinha de uma famosa cantora de Ópera que cuida de dela e sua ninhada, os gatinhos Berlioz, Marie e Toulouse, como filhos. Ela prepara um testamento para deixar para os gatos sua imensa fortuna, destacando o mordomo, Edgar, como cuidador. O vilão, obviamente, prefere o atalho de se livrar dos gatos e ficar com o dinheiro, mas a sorte coloca o malandro Thomas O’Malley no caminho da família. Ele e seus amigos, fãs de jazz, ajudam Duquesa a voltar para casa e recuperar o que será seu por direito.
O longa original começou a ser produzido pela Disney em 1962, mas o estúdio preferiu adaptar Mogli antes, colocando Os Aristogatas para segundo plano. Quem ouve no som original vai identificar que a voz de Baloo, feita por Phil Harris, é a mesma de O’Malley (ele também fez João Pequeno de Robin Hood). Foi uma decisão pessoal de Walt Disney, que escolheu o ator. A história foi transferida de Nova York para Paris baseado no sucesso de 101 Dálmatas, que se passava em Londres. Porém, com um roteiro considerado fraco, o filme foi engavetado, mas foi o último aprovado pessoalmente pelo dono do estúdio.



Após o lançamento de Mogli, Os Aristogatas tomou fôlego e as adaptações no roteiro foram feitas para transformar a história em algo mais leve. A grande estrela – na época – que veio dar voz à Duquesa foi Eva Gabor, mas, Louis Armstrong que dublaria Scat Cat, teve que se afastar por questões de saúde. Com canções de Robert e Richard Sherman, e participação do astro francês Maurice Chevallier, o filme fez grande sucesso nas bilheterias, especialmente na França. É um dos mais populatrs e apenas em 1987, arrecadou mais de 191 milhões de dólares nos cinemas ao longo das décadas. Agora vai ganhar uma roupagem como a de A Dama e o Vagabundo. O projeto está ainda na primeira fase e nenhum nome famoso foi cogitado ainda para dar voz ou vida às personagens. Teremos que esperar mais um ano, pelo menos. Mas será incrível.