Os 57 anos do ballet Romeu e Julieta

O Royal Ballet compartilhou esse post abaixo, ressaltando a data de hoje.

Hoje, há 57 anos, é o aniversário da estreia de uma das versões mais populares e amadas do ballet Romeu e Julieta, de Kenneth McMillan.

A produção, que foi eternizada com o filme que guardou para a história a química inigualável de Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev, foi marcada por um enorme drama pessoal para a bailarina Lynn Seymour.

Lynn foi a Julieta escolhida para o coreógrafo, que criou toda a obra em cima dela. Na época, descobriu que estava grávida e optou por um aborto para estar no projeto. Porém, a direção escolheu os bailarinos mais famosos da época para a estreia: Margot Fonteyn e Rudolf Nureyev. Lynn teve que ensinar todos os passos para Margot e só conseguiu ser Julieta por uma noite, apenas na segunda semana e depois de outras bailarinas. Uma humilhação marcante e traumática. Margot e Rudolf, receberam 43 “chamadas de palco”, ou seja, foram aplaudidos por mais de 30 minutos após a conclusão da apresentação, batendo um recorde ainda inalcançável.

A primeira cena a ser criada foi justamente a do pas de deux do balcão (mais tarde também revisitado em  Momento de Decisão). A partir daí, veio a obra completa. Havia duas versões populares na época, a de John Cranko, para Marcia Haydée, e a original do Bolshoi Ballet, para Galina Ulanova. Hoje, a versão do Royal Ballet é tida como a “definitiva” da obra. Em outra oportunidade falaremos dessas versões.

Hoje, vale rever o filme de 1965, mas também comparar com bailarinos mais recentes. Abaixo alguns clipes para lembrar a história de Julieta e seu Romeu.

Primeiro, o casal “original”: Fonteyn e Nureyev

E uma explicação sobre a coreografia

Julio Bocca e Alessandra Ferri

E, há 45 anos, Leslie Browne e Mikhail Baryshnikov em Momento de Decisão.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s