O brilhantismo non-sense de The Great

The Great seria um insulto à História e à personagens verdadeiros não fosse um texto tão afinado e uma atuação tão brilhante como as de Elle Fanning e Nicholas Hoult. Os dois têm sido justamente indicados em todas as premiações e é de se espantar que a série ainda não tenha ganhado maior público.

Como a revista Tatler define maravilhosamente bem: é uma série de escapismo aristocrático. Nossa, podemos pensar uma lista rápida do estilo com Downton Abbey, Bridgerton, The Gilded Age… até The Crown, para citar apenas quatro!

The Great reconta com muita ironia, quase situações non-sense, a trajetória da imperatriz Catarina da Rússia, conhecida como “A Grande”. De origem alemã, Catarina e seu marido, Pedro III, se odiavam com muita paixão e ela, mais sagaz, tomou o poder e reinou sozinha (especialmente depois que ele “faleceu subitamente”). Por conta da propaganda contra sua memória, e porque ela era avançada para seu tempo, a fama de ser uma mulher sexualmente viciada, muitas de suas vitórias ficaram apagadas. A série, que não quer ser levada a sério, logo avisa que é “ocasionalmente verdadeira”. Ou seja, é um desfile de situações cômicas, críticas e absurdas, que apenas um elenco afinado consegue entregar. É hilária.

Na versão “ocasionalmente verdadeira”, a narrativa sugere que Catarina e Pedro até se entenderam, mas que a ambição dos dois é maior do que sentem um pelo outro. Do ódio ao amor, e não ao contrário, chegaremos ao fim da segunda temporada com o impasse e dúvida de como será a vitória da imperatriz (afinal, não há como reescrever que ela reinou sozinha a Rússia).

O luxo da produção é estonteante também, com vestidos e cenários (gravados em castelos de verdade) lindíssimos. É uma liberdade mais do que poética e viciante. A melhor notícia? A terceira temporada já foi confirmada. Huzzah!



Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s