R.E.M. e o cover de Shiny Happy People nas Olimpíadas

Em 1991, um dos maiores sucessos da banda R. E. M. era a canção Shiny Happy People, com uma melodia tão melosa que só de escrever essa frase já estou com o refrão na cabeça. Usada pela dupla canadense – Vanessa James e Eric Radford – em sua apresentação nas Olimpíadas de Pequim, o cover gravado por Reuben and The Dark foi elogiado pelo grupo, que rejeitou por muitos anos o próprio hit e agora considerou “uma honra”.

A dupla canadense não alcançou o Ouro, mas fez história da mesma forma. A apresentação marcou a volta do veterano, Eric, aos 37 anos, depois de sido campeão em 2010. Acompanhado por Vanessa, os dois escolheram o sucesso da banda americana em uma versão que reescreve a canção, praticamente. Os atletas, que tiveram Covid-19 pouco antes do Natal, foram obrigados a interromper os treinos por semanas preciosas antes da competição (terminaram em 12º).



A versão cover da banda canadense Reuben and the Dark traz um lado mais romântico e nostálgico para a canção. A cantora AG, que fez o cover de How Soon Is Now, usado na série The Crown, participa da faixa.

A canção original, de 1991, usa o refrão “shiny happy people” como uma ironia contra a perseguição contra imigrantes chineses. A vocalista do B-52s, Kate Pierson participou da original e do vídeo também.

O single Shiny Happy People veio logo depois do retumbante sucesso de Losing My Religion, aparentemente contrastando com sua densidade. Michael Stipe passou a curtir menos a canção e recusar a cantá-la ao vivo, mas confessa que a escreveu para quebrar o paradigma da banda como um grupo que só tinha canções “pesadas”.

Outra inspiração para a versão original foi a de ter um espiríto dos anos 1960s, meio The Monkees. E, como os fãs de Friends sabem, chegou a ser pensada para a abertura da série.

Ouça o cover aqui

A original

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s