Paul McCartney 8.0

Se vocês está online hoje está impactado com as homenagens ao aniversário de 80 anos de Paul McCartney. Um dos fundadores dos Beatles e uma lenda da música, Sir Paul ainda está na ativa e adorado assim como era desde adolescente nos anos 1960s. Construiu uma sólida carreira dedicada ao que gosta de fazer, ganhou prêmios e homenagens e toda fama é absolutamente justa. Gênio. Deus. (como falei) Lenda.

Músico, compositor, multi-instrumentista, ex-Beatle, cavaleiro da Coroa Britânica, o jovem inglês de Liverpool, ao lado dos amigos John Lennon, George Harrison e Ringo Starr se mantém como uma referência para TODOS os artistas desde que os The Beatles viraram febre. Na época, tinha apenas 21 anos. Suas composições com Lennon ainda são consideradas as melhores dos século 20.

Do Beatle mais bonito ou mais divertido ou até mais romântico, em sua carreira solo que dura mais de 5 décadas, Paul McCartney virou uma estrela por si só. Ainda lota estádios, aos 80 anos. Os fãs ainda choram quando o vêem. Singular é pouco para defini-lo.

Nascido em uma família simples, em 18 de junho de 1942, trabalhou como vendedor, mas sempre foi encorajado pelo pai a desenvolver sua paixão pela música. Perdeu a mãe ainda novo, e aos 14 anos ganhou um trompete do pai, Jim, que fazia parte de uma banda de jazz como trompetista e pianista. Fã de Elvis Presley, Paul trocou o instrumento por um violão até porque queria também cantar.

Conheceu John Lennon em 1956, entrou para a banda dele, The Quarrymen, como guitarrista, mas dois anos depois chamou outro amigo, George Harrison, para o grupo que mudou o nome para The Beatles. Meio a contra-gosto passou a ser o baixista da banda. Como canhoto, fez história ao inverter a posição do instrumento para tocar melhor.

A banda virou fenômeno e o sucesso, eventualmente, os separou. A melhor forma de ainda vê-los, no final, trabalhando juntos, é o documentário Get Back.

Na vida pessoal, Paul passou boa parte de sua trajetória casado com Linda Eastman, com quem teve três filhos e adotou a primogênita dela. Depois de viúvo, em 1998, teve um conturbado e curto casamento com Heather Mills, e hoje está casado há mais de 10 anos com a americana Nancy Shevell.

Ativista, pacifista, fashionista e vegano, Paul McCartney tem pelo menos 32 músicas que chegaram ao topo da Billboard Hot 100, duas induções no Rock and Roll Hall of Fame (como membro dos Beatles em 1988 e como artista solo em 1999), um Oscar, 18 prêmios Grammy, uma nomeação como Membro da Ordem dos Britânicos Empire em 1965 e um título de cavaleiro em 1997 por serviços à música. Naturalmente é um dos músicos mais ricos do mundo.

Hoje, playlists e listas de melhores momentos, melhores looks, melhores canções estão pipocado em todos os lados. Meu palpite? Rever Get Back e a linda série McCartney 3, 2, 1, da Starplus. E ouvir Beatles, Wings ou Sir Paul solo. A todo volume.

Parabéns, Sir Paul McCartney!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s