A Variety nos lembra que no dia 12 de julho, conheceremos os indicados aos Emmys 2022. A votação terminou essa semana, portanto a sorte já está lançada.
Vamos ver a previsão da publicação e palpitar também?


Drama
Listam Jeremy Strong por Succession, um ganhador na categoria mas mais uma temporada espetacular do ator. Jason Bateman por Ozark e Lee Jung-jae por Squid Game também são escolhas certas. Na “sobra” das vagas, a Variety aposta em Kevin Costner por Yellowstone, Bob Odenkirk por Better Call Saul e Josh Brolin por Outer Range. Entre as outras indicações, tem sempre Brian Cox (Succession) e Sterling K. Brown (This Is Us), consistentes e em séries fortes. Adam Scott com Severance e Jamie Dornan por The Tourist também tem chances. Gary Oldman (Slow Horses) e Tom Hiddleston (Loki) são outros candidatos.


A “minha” lista teria Jeremy Strong, Jason Bateman, Cillian Murphy por Peaky Blinders (minimente como reconhecimento pela série fenomenal e sucesso mundial) e sim gente, também daria reconhecimento a Travis Fimmell pela louca e curta série Raised by Wolves. Depois de Vikings, mais uma vez ele deu vida a uma personagem cheia de contradições e deu show. Mas… a Variety vai acertar. E não nos enganemos, será o terceiro ano de lavada para Succession.



Entre as mulheres, também as obvias. A vencedora anunciada da categoria, Zendaya por uma atuação nada menos do que espetacular em Euphoria. Laura Linney por Ozark, Mandy Moore por This Is Us e Melanie Lynskey e Juliette Lewis pela febre, Yellowjackets. Eu não gosto do trabalho de Jenniffer Aniston em The Morning Show, mas ela é popular entre os colegas. Deve estar na lista.
Outra que sempre está no meio é Nicole Kidman, mas 9 Strangers está a anos luz do que fez em Big Little Lies. Jodie Comer até pode estar entre as finalistas por Killing Eve, mas ganhou quando a série ainda era sucesso. Passou e acabou e ninguém falou muito.
Nessa categoria não tenho preferidas e nem preciso porque o prêmio é de Zendaya.


Nos coadjuvantes, concordo com a Variety que será o elenco de Succession em peso: Matthew Macfadyen, Kieran Culkin, Alan Ruck e Nicholas Braun. Billy Crudup (The Morning Show), Jonathan Banks e Giancarlo Esposito de Better Call Saul e JohnTurturro de Severance. Aqui, lá embaixo da lista eles colocam Travis Fimmell, que eu não considerava coadjuvante (mas sem chance). Matthew Macfadyen deveria estar preparando o discurso.
Entre as mulheres veremos novamente Julia Garner vencer por Ozark, e com ela teremos Sarah Snook e J. Smith Cameron por Succession, Rhea Seehorn (Better Call Saul), Jung Ho-yeon (Squid Game), Christina Ricci por Yellowjackets, Patricia Arquette (Severance) e, para mim uma surpresa mas faz sentido, Sadie Sink por Stranger Things. Também não faz diferença por Julia Garner é a franco favorita. E não descarto que Sydney Sweeney emplaque uma indicação poe Euphoria.


Comédia
Categoria mais disputada do que Drama esse ano, com briga de vencedores. Variety tem uma lista acertada, a meu ver com Bill Hader (Barry) e Jason Sudeikis (Ted Lasso), ex-colegas em Saturday Night Live, em pé de igualdade de sucesso e qualidade. O divertido será ver se vão pender para algo mais denso (Barry) ou positivo (Ted Lasso). Amo as duas séries, então estarei feliz. Para fechar a categoria, teremos a dupla Steve Martin e Martin Short por Only Murders in the Building. Eu difiro em seguida. A revista lista Donald Glover (Atlanta) e Don Chadle (Black Monday), que trazem diversividade para uma categoria de brancos, mas eu ainda queria Nicholas Hout (The Great), entre os finalistas.


Com as mulheres, a campanha está pesada por Selena Gomez em Only Murders in the Building, um senhor exagero. Ninguém tira o prêmio de Jean Smart por Hacks, a vencedora do ano passado. Issa Rae (Insecure), Tracee Ellis Ross (Black-ish) e Rachel Brosnahan (A Maravilhosa Mrs. Maisel) têm menos chances. A Variety acha que Quinta Brunson (Abbot Elementary) é que está na lista, e lamento por Kaley Cuoco (The Flight Attendant) e Elle Fanning (The Great), que foram ótimas. E tenho pena de Natasha Lyonne (Russian Doll) não entrar.



Nos coadjuvantes, é quase tédio de tão obvio. O elenco de Ted Lasso deveria quase todas as vagas, mas apostam apenas em Brett Goldstein e Nick Mohammed conseguindo. Barry, no entanto, que já tem um vencedor de outro ano, Henry Winkler, o traz ao lado de Stephen Root e Anthony Carrigan. Para equilibrar, Paul W. Downs de Hacks, Tony Shalhoub por A Maravilhosa Mrs. Maisel e Kenan Thompson por Saturday Night Live são as outras apostas. Eu não excluiria outro vencedor, Luke Kirby que está excelente como Lenny Bruce em A Maravilhosa Mrs. Maisel.





Entre as mulheres parece a princípio maior equilíbrio, mas minha aposta e torcida vai para Sarah Goldberg de Barry, em um papel complicado e brilhante de uma narcisista. Fora que seria engraçado vê-la repetir a cena da série ao vivo… com ela estarão as indicadas de anos anteriores: Hannah Waddingham e Juno Temple (Ted Lasso), Hannah Einbinder (Hacks), Alex Borstein (A Maravilhosa Mrs. Maisel), Amy Ryan (Only Murders in the Building), Kate McKinnon por seu último anos em Saturday Night Live e Sheryl Lee Ralph (Abbot Elementary) são as favoritas. Sinto falta de Yvonne Orji por Insecure, mas tem pouca chance.
Vamos falar de outras categorias em post separado!


