A importância do acaso nas comédias românticas

Em 1998, uma jovem atriz estava voando nas bilheterias e críticas, fechando o ano com um Oscar de Melhor Atriz. Hoje a guru de estilo de vida para os ricos, Gwyneth Paltrow, era o nome mais quente em Hollywood, noiva de Brad Pitt e com uma impecável escolha de filmes sustentando sua carreira. Em especial, produções onde usasse sua habilidade impecável de fazer o sotaque britânico. Depois de Emma e antes de Shakespeare Apaixonado, ela estrelou um filme pequeno, que logo virou cult: De Caso com o Acaso (Sliding Doors).

A premissa do filme era mostrar que um pequeno momento aparentemente insignificante pode mudar toda sua vida, como entrar no trem do metrô que te levaria a descobrir a traição do namorado e finalmente tomar as rédeas de sua vida. Ou, perdê-lo, e sofrer uma uma série de decisões equivocadas e dolorosas que retardariam esse processo de evolução. E, mais importante, o de conhecer seu verdadeiro amor.

As portas do título em inglês são a metáfora para esse momento de decisão. Quase 24 anos depois, a comédia romântica Como Seria Se? (Look Both Ways) repete a fórmula para uma produção açucarada e fofa com a “gwyneth-da-hora”, a atriz Lili Reinhart. O filme da Netflix mostra como uma decisão impulsiva de Natalie pode desviar de seus planos, mas trazer outras surpresas para sua vida. Seguindo a fórmula que deu certo em De Caso com Acaso, Como Seria Se? responde diretamente a pergunta enquanto seu antecessor apenas sugeria as opções.

A questão do destino é a base de 8 entre 10 comédias românticas. “O que aconteceria se em vez de” – o nome em inglês do filme – brinca com a esperança das pessoas que questionam o pensamento de que o destino está pré-determinado. Em ambos filmes, mostram um conceito kabalístico de que não importa sua escolha, algumas coisas terão que ser vividas. Com mais ou menos dor, mas os desafios para seu crescimento estarão lá, sem acaso, não importa sua escolha. O que é infalível para os românticos. Se estiver querendo aquecer o coração, vale conferir.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s