O musical Cats foi um dos maiores fenômenos do universo dos musicais da Broadway e West End, onde estreou em 1981. No dia 8 de outubro completam 40 anos de sua estreia nos Estados Unidos.
A produção, assinada por Andrew Lloyd Webber, é baseada no clássico infantil, Old Possum’s Book of Practical Cats, de T. S. Eliot e foi coreografada por Gillian Lynne. Ficou em cartaz em Londres por 21 anos e 18 na Broadway. Com esses números, Cats é o segundo show mais antigo da história da Broadway e o quarto musical mais antigo do West End.
São vários os clássicos, mas o principal é Memory, justamente a única canção que não usa a poesia original, mas letra escrita pelo diretor, Trevor Nunn. A inspiração foi outro poema de Eliot, Rhapsody on a Windy.


Sendo uma junção de histórias, não há exatamente uma narrativa que importe. O que interessa é a melodia, a dança e a fantasia. Acima de tudo, a emoção.
Cats ficou em cartaz até o dia 10 de setembro de 2000, após um total de 7.485 apresentações. O filme, que levou décadas para chegar ao cinema, foi um fracasso, mas a peça? Eternamente clássica.