Elizabeth Holmes é condenada a mais 11 anos por fraude e conspiração

A série Dropout trouxe uma Amanda Seyfried tão espetacular como a ex-bilionária Elizabeth Holmes, que chegou a ser chamada a “nova Steve Jobs” que nem Jenniffer Lawrence quis cogitar fazer o papel em um filme sobre ela. Em uma curta atualização sobre o que aconteceu depois do que a série acabou (com Elizabeth sendo julgada), a Justiça americana tomou uma decisão essa semana, depois de vários adiamentos desde janeiro. Ela foi condenada à 11 anos por fraude e enganar investidores.

A promotoria queria mais. A expectativa era de uma pena de prisão de 15 anos, restituição do que recebeu, assim como uma longa liberdade condicional após sua libertação, de pelo menos 9 anos. A defesa pleiteou apenas 18 meses de prisão, seguidos de liberdade condicional e serviços comunitários. O mais assustador foi que mais de 100 pessoas, incluindo um senador, pediam clemência para Elizabeth, ou seja, que saísse sem ser penalizada. Não colou.

A ex-bilionária terá que ficar 11 anos em uma prisão federal e depois terá 3 anos de liberdade supervisionada, por 11 acusações de fraude na sua empresa de exames de sangue, Theranos. Dentre as derrotas de Elizabeth, estão três acusações de fraude eletrônica e uma acusação de conspiração para cometer fraude eletrônica. Por outro lado, conseguiu ser declarada inocente de quatro acusações adicionais.

Elizabeth Holmes manteve como defesa o argumento de que foi “ingênua” e era abusada sexualmente, psicológicamente e emocionalmente pelo ex-namorado e sócio, Ramesh “Sunny” Balwani, também processado. Ela testemunhou em sua própria defesa alegando nunca ter tido a intenção de fraude. Sunny foi condenado por 12 acusações de fraude em julho de 2022.

Elizabeth e Sunny foram acusados de enganar deliberadamente pacientes e médicos sobre a eficácia dos exames de sangue da Theranos, além de mentir para os investidores em 2015 sobre a receita que empresa poderia gerar.

Enquanto aguardava a Justiça, Elizabeth Holmes se casou com um herdeiro milionário e está grávida, por isso não terá que se entregar até 27 de abril de 2023. Ao ouvir a sentença, ela chorou e pediu desculpas. Sua equipe de defesa vai recorrer da sentença.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s