A espetacular e sensível trilha sonora de Dangerous Liaisons

A compositora canadense Anne Nikitin é a responsável pela ESPETACULAR trilha sonora da série Ligações Perigosas, da Lionsgate Plus. Premiada por trabalhos anteriores como Little Birds, ela também assinou a trilha de Dropout. Mas é com orquestra completa, criatividade e sensibilidade que sua música tem contribuído para destacar a excelente série que reconta a juventude de Valmot e a Marquesa de Merteiul.

Filha de imigrantes poloneses e romenos, ela nasceu no Canadá e estudou composição na Inglaterra, com professores como os renomados compositores de trilhas sonoras Dario Marianelli e Gabriel Yared, sendo assistente de George Fenton. Em 2006 ganhou o principal prêmio da BBC para New Talent, New TV Composers e passou a compor partituras profissionalmente. Estreou no cinema em 2012, com o filme The Imposter, do diretor Bart Layton e ganhou destaque na crítica especializada e só vem colecionando indicações e elogios desde então.

Como ela mesma explica no seu site, embora seja eclética em seus trabalhos, “tem afinidade com música dark, melancólica e atmosférica, crescendo com grandes doses de bandas como The Cure, Sonic Youth e Radiohead‘, entre outros. Seja com guitarras ou orquestras, Anne tem uma melodia marcante para cada trabalho. Se em Dropout pôde usar bastante os sintetizadores, para pontuar “o mundo da ciência”, com a nova série não teria como escapar do clássico, pelo menos não totalmente.

Como fã da trilha sonora do filme Ligações Perigosas, de 1988, escrita por ninguém menos do que seu professor, George Fenton, Anne encarou o desafio de peito aberto. “Eu lembrava do filme, era familiar com o livro e pensei ‘quero fazer parte do projeto'”, ela disse em uma matéria de bastidores.

Para tornar as coisas ainda mais interessantes, Anne decidiu evitar o “som tradicional” de filmes de época, trazendo a modernidade para a história com uma abordagem mais vanguardista. Teve a oportunidade de ir à Praga acompanhar as gravações e até compor uma ópera, que apareceu em alguns episódios. Foi para ela, um dos momentos mais marcantes de sua carreira, com uma inspiração em composições de Mozart. Poder estar nos bastidores quando sua música era tocada no palco foi especial para ela. “Poder sentar lá e ouvir a minha ópera foi uma experiência especial”, disse.

Aposto em premiações para o trabalho de Anne Nikitin com Ligações Perigosas. Ela merece!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s