Prontos para mais uma temporada de “Você” (You)?

Como publicado no Correio do Estado

A série Você (You) é um dos grandes sucessos da Netflix desde que estreou, em 2018. Considerando a onda de cancelamentos de conteúdos que é meio uma tendência nas plataformas, a permanência da série no acervo é algo que merece destaque.

Inspirado nos livros de Caroline Kepnes que mostram a vida de Joe Goldberg, um rapaz que aparentemente é inofensivo, perfeito no papel, mas um perigoso stalker e serial killer, acompanhamos uma atuação perfeita de Penn Badgley, até então mais conhecido por nós como Dan Humphrey de Gossip Girl. Até comentei aqui há dois anos que depois de Joe, Dan passou a ter outro perfil para mim.

Pois a série viaja em território e imaginação, como os fãs sabem. Começamos em Nova York, onde Joe Goldberg, um gerente de livraria e assassino em série que se apaixona e desenvolve uma obsessão extrema por uma aspirante a atriz que acaba “desaparecendo”. Para escapar da polícia, na segunda temporada, em 2019, Joe está em Los Angeles onde se apaixona pela herdeira e chef Love Quinn (Victoria Pedretti), sua alma-gêmea em todos os sentidos. Deu tão certo que em 2021 voltamos para uma terceira parte da história, lidando com o bizarro casamento de dois psicopatas e os dramas de paternidade/maternidade. Infelizmente Love levou a pior e Joe precisou mais uma vez se deslocar para sobreviver. Cruzou o oceano e na 4ª temporada o reencontramos como professor em Londres.

Isso mesmo, a série nos demanda muita “suspensão de descrença” ou simplesmente seguir com a maré sem ligar para realidades impossíveis porque o que interessa é o suspense que constroem. A renovação de Você (You), anunciada em outubro de 2021, pode ainda ser a última parte da história e o fato de que estão separando a temporada em duas partes meio que alimenta a suspeita. Retomamos essa semana a primeira parte e a segunda vem em um mês, no dia 9 de março.

A história vai começar logo após os eventos da anterior, onde Joe quer se distanciar de seu passado “confuso” com sua nova identidade, país e tentando não se apaixonar, até porque ele não difere obsessão de amor. Sua nova persona será um professor chamado Jonathan Moore, dando aula para um grupo de britânicos privilegiados e muito suspeitos. Obviamente Joe esbarra com pessoas de seu passado e pior, logo percebe que pode não ser o único assassino vagando pelas ruas de Londres o que é muito próximo do que aconteceu na Califórnia, concordam? Então agora Joe/Jonathan precisa identificar “a concorrência” e tentar impedir quem quer que esteja mirando em seu novo grupo de amigos/alunos não o exponha para a Interpol.

Em tempos de tantas séries de pessoas reais, mais ainda, de psicopatas, o diferencial de Joe é seu humor ácido, em uma atuação precisa de Penn Badgley e também como Você (You) aborda temas relevantes e atuais. Desde os perigos da perseguição e da cultura da mídia social, com ênfase na falta de privacidade digital à desconstrução dos clichês das comédias românticas. Essa é talvez a principal meta da série, a de mostrar como com um protagonista de aparência doce pode ser na verdade um perseguidor violento e serial killer, escondendo no protótipo do “bom rapaz” seu lado de predador onde culpa as vítimas para justificar e racionalizar seus crimes. Joe Goldberg pode ter aparência de herói, mas é o grande vilão da série. Carismático, mas perigoso. Vale aproveitar o fim-de-semana e revisar a história para curtirmos ainda mais a sua volta, que pode ser a despedida…

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s