A assinatura fashion de Stevie Nicks

A chegada de Daisy Jones and The Six vai reavivar todo interesse pela história de Stevie Nicks e da banda Fleetwoood Mac. Quem lê esse blog pode desconfiar como sou fã de Stevie. O disfarce nunca foi intencional! (risos)

Além de compositora de clássicos do rock, Stevie também tem uma assinatura visual única. Túnicas finas, xales, chapéus, botas e chiffon são elementos básicos no seu guarda-roupa. Stevie sempre soube o que queria, mas não criou tudo sozinha. Trabalhou com a designer Margi Kent nos anos 1970 para criar sua assinatura. A vocalista diz que adora o estilo da era vitoriana, mas não vejo o lado recatado da época nela, não. Não é à toa que dizem que ela inventou o estilo bohemian chic.

Quando o Fleetwood Mac estourou nos Estados Unidos, nos anos 1970s, Stevie contou coma colaboração Margi, que até hoje tem uma linha de roupas que reflete a parceria. As duas se conheceram em Los Angeles, onde Margi já tinha seu atelier. “Sou especializada em criar designs personalizados únicos para qualquer ocasião”, Margi explicou em uma entrevista há alguns anos. “No meu estúdio em Los Angeles, traduzimos suas necessidades de roupas em um estilo pessoal com roupas lindamente ajustadas e de qualidade que fazem parte da moda atemporal. Meu trabalho mais notável é meu figurino e estilo para artistas de palco, cinema e música”, comentou.



Inspirada por Janis Joplin e Jimmy Hendrix, começou com o estilo boêmio que ficou popular e representado por tecidos leves e flutuantes. A vocalista queria isso porque, como ex-dançarina, queria acentuar seus movimentos. Os chapéus – cartolas – também completavam o look, ao lado de muitos colares. De baixa estatura, Stevie gosta de botas de plataforma (de veludo) e muitos xales. Aliás, se podemos associar um único elemento ao estilo de Stevie são os xales. Nunca está sem um, no palco ou fora dele. É homenagem dupla à sua herança de nativa americana e à sua avó, que era tecelã. Aos poucos foram entrando elementos de renda e ondulados. E o poncho – outro estilo comum em suas roupas – veio de um presente de um ex-namorado, que ela passou a adotar desde 1979.

Margi também trabalhou com os outros membros da banda, incluindo Christine McVie, Lindsey Buckingham além de artistas como  Neil DiamondGeorge HarrisonGladys Knight, e Gloria Gaynor.

De boêmio, Stevie passou pelos excessos de cabelos e jóias dos anos 1980s, mas virou também um símbolo do estilo “bruxo”. Tanto que foi convidada e participou do American Horror Story como uma feiticeira, isso porque seus chapéus e lenços continuam a “enfeitiçar” seus fãs. Ajuda também que nos últimos anos tenha aparecido quase sempre de preto.

Uma das genialidades de Stevie e Margi foi a de inventar um look atemporal: desde quando tinha 20 e poucos anos até hoje, com mais de 70, a vocalista tem um visual ímpar que não segue outra tendência, sendo o símbolo de rock e individualidade.

“Tenho que ter uniforme, e sempre fui assim. Quando começamos, o comprimento midi estava realmente na moda. Eram as botas e as saias midi, então você parecia muito longo e alto, mesmo se fosse baixo. E então minhas saias começaram muito longas, tipo, quase até os meus tornozelos. E eles subiram e desceram ao longo dos anos”, disse ela ao The New Yorker, acrescentando: “E eu tenho todos eles. Então eu tenho a “saia Stevie” em qualquer comprimento possível”, riu.

Todas as roupas usadas por Stevie, e sem exagero, são TODAS, estão guardadas em um cofre de temperatura controlada. Isso mesmo, o catálogo completo. A idéia é deixar de herança para as afilhadas e amigas. Eu já sonho com uma exposição! Merece!

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s