Diana e “a” entrevista que mudou tudo

Charles e Diana se casaram em 1981, porém, menos de dez anos depois, ambos já viviam vidas abertamente longe um do outro. A separação foi apenas oficializada em 1992 e o divórcio em 1996. Diana morreu tragicamente um ano depois, em 1997.

O momento da virada da vida dos dois foi uma entrevista concedida por Lady Di ao programa da BBC, Panorama, em 1991, onde falou sem rodeios sobre as tentativas de suicídio, da infidelidade de Charles, dela mesma e sua opinião sobre “A Firma”, como apelidou a Família Real. Foi tão importante que aparece no biopic Diana, estrelado por Naomi Watts.

A entrevista que Diana concedeu ao jornalista Martin Bashir, em 1995, gerou polêmica desde o início e voltou a ser notícia 29 anos depois. Segundo o documentário Diana: The Truth Behind the Interview que vai ao ar na quarta-feira (21), na Inglaterra, há novas informações que revelariam que o encontro só foi possível porque o repórter teria manipulado a princesa, mentindo sobre ela estar sob escuta e que pessoas próximas a trairiam vendendo segredos para a imprensa. Diana se convenceu de que deveria se antecipar e abrir o jogo. Em bom português, ele armou e ela chutou o balde. Histórico.

O problema é que parte do acordo da separação, naquela altura em seu terceiro ano, era de que tanto Charles quanto Diana levassem suas vidas discretamente. Porém, a biografia de Diana, em que revelava a infelicidade do casal, viraram best sellers e Charles jogou a toalha. O príncipe abriu o jogo primeiro – para dar “sua versão dos fatos” – em uma longa entrevista com o jornalista Jonathan Dimbleby. Irritada, Diana deu o troco e foi mais eficaz.

Em sua conversa com Bashir, disse que Camilla Parker Bowles e Charles nunca se separaram (“Éramos três neste casamento”, ela famosamente resumiu), que sim, traiu o futuro rei com o professor de equitação James Hewiit (“Estava apaixonada”, confessou) e falou sem deixar nenhuma dúvida que não achava que o ex-marido estivesse pronto para ser Rei.

O resultado foi espetacular quanto à opinião pública, mas desastroso para a Coroa. A Rainha decidiu que separação não seria suficiente para resolver o problema. Charles e Diana teriam que se divorciar.

Diana na entrevista com Bashir

Diana acabou sendo a maior prejudicada. Primeiro, mesmo com a opinião pública pendendo para seu lado, Charles e Camilla seguiram juntos. Ao sair do casamento infeliz, Diana também perdeu seu título e, sem ele, a proteção que tinha como membro da Família Real. A essa altura ela odiava o ex-marido, o ex-sogro e acreditava em teorias conspiratórias de que até sua vida estaria em risco. Todos os fatos que foram usados por Bashir para convencê-la falar, a expondo ainda mais do que a protegendo.

As consequências “da” entrevista de Diana foram sentidas diretamente por seus filhos. O autor Robert Lacey, em Battle of Brothers, alega que William, já traumatizado pela entrevista do pai no ano anterior, ficou lívido com a honestidade da mãe quando ela falou da própria infidelidade. Amigos dizem que ela chorou depois que o filho se recusou a falar com ela por dias após a entrevista. “O que foi que fiz?”, ela se perguntou na época.

Os tabloides estão em polvorosa com as novas revelações de bastidores. Diana, nunca deixa de ser notícia.

Publicidade

7 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s