Momento de Decisão: um filme inspirado em uma história real

Um filme sobre escolhas, sobre amor e amizade, ambição e arrependimento, que, por acaso, se passa nos bastidores de uma companhia de balé. Momento de Decisão, de 1977, é um dos mais apurados e, quem eu engano, perfeitos filmes a capturar o mundo do balé depois de Os Sapatinhos Vermelhos.


Momento de Decisão foi indicado.a 9 oscars: melhor filme, diretor, roteiro original, fotografia, montagem, som, direção de arte, ator e atriz coadjuvantes (Mikhail Baryshnikov e Leslie Browne) e melhor atriz (tanto Shirley McLaine como Anne Bancroft).

Audrey Hepburn e Grace Kelly recusaram os papéis que acabaram indo para Anne e Shirley, mesmo que Anne jamais tenha tido uma aula de balé na vida. Engana perfeitamente!

O roteiro de Arthur Laurents , que assinou também Amor, Sublime Amor e Nosso Amor de Ontem, é inspirada na história verdadeira de Nora Kaye, uma das estrelas do American Ballet Theatre e esposa do diretor, Herbert Ross.



Nora e sua amiga de infância, Isabel Brown dançavam juntas, mas, Isabel desistiu da carreira pelo casamento (ao contrário do filme, não foi porque ficou grávida). Nora seguiu uma carreira brilhante, mas Isabel passou a ensinar e teve quatro filhos. A primogênita é justamente… Leslie Browne que interpreta Emilia. E não foi proposital. Leslie só entrou para o elenco quando a “Emilia original”, Gelsey Kirkland, se machucou. Assim como sua personagem, ela era afilhada de Nora (Emma).

Há muito o que falar de Momento de Decisão… posts futuros!

2 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s