Nos anos 1970s, Gelsey Kirkland era uma das mais respeitadas bailarinas clássicas dos Estados Unidos (e mundo). Foi com ela que Mikhail Baryshnikov estabeleceu uma lendária parceria, assim que deixou a União Soviética.
Embora Misha seja discreto sobre sua vida pessoal, Gelsey compartilhou o romance dos dois na sua biografia, Dançando no meu Túmulo, revelando detalhes íntimos da relação.



Apenas quatro anos depois de ter chegado ao seu novo país, o bailarino foi convidado para participar de um dos melhores filmes feitos sobre ballet, Momento de Decisão, pelo qual foi indicado ao Oscar.


Como já lembramos aqui no blog, o filme é inspirado em uma história real, mas foi justamente a realidade do romance entre os jovens bailarinos que encontrou um conflito. Gelsey foi convidada a participar, mas decidiu declinar a oportunidade (que a teria eternizado no cinema) de interpretar Emilia, justamente por estar muito próximo de sua vida.


A jovem Leslie Browne, que também foi indicada ao Oscar, aceitou o duplo desafio de trabalhar como atriz e dançar ao lado de Misha – no seu auge – em um filme.



A conclusão do filme, traz o pas de deux completo de Don Quixote. Curiosamente, um ano antes, a TV mostrou Gelsey e Misha dançando a mesma peça. Vamos relembrar (e comparar)?
1º, Gelsey e Misha.
E no filme.
Perfeito, não?