Quase 130 anos separam o livro, O Morro dos Ventos Uivantes da canção Wuthering Heights (que é o nome do livro em inglês). No entanto, ambos são clássicos. Escritos por duas mulheres que coincidentemente dividem o mesmo dia de aniversário, as obras tiveram grande impacto na cultura mundial. Cada uma a seu tempo.
O livro de Emily Bronte, que chocou e dividiu leitores quando foi lançado, em 1847, fala sem rodeios de pessoas narcisistas, cruéis e completamente apaixonadas. A obra é linda e a intensidade da relação de Heathcliff e Cathy ainda desperta estudos mesmo 174 anos depois.
Heathcliff, it’s me, I’m Cathy
I’ve come home, I’m so cold
Let me in your window
Kate Bush
Já a canção foi lançada em novembro de 1977 e, segundo Kate Bush, na época com 17 anos, foi a exibição de um telefilme da BBC, feito em 1967 e estrelada por Ian McShane e Angela Scoular, que a inspirou. A cantora ainda não tinha lido o livro ou visto a versão mais famosa, de 1939, estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon. Impactada com o filme ela compôs Wuthering Heights em apenas poucas horas. A canção, considerada uma das melhores da década de 70 foi incluída no álbum de estréia da cantora, The Kick Inside
Kate captou a difícil alma do clássico da literatura e fez a ousada escolha de cantar na 1ª pessoa, como se fosse Cathy Earnshaw falando com Heathcliff. SPOILERS para quem não conhece a obra, as referências na letra da música – I’m so cold, let me in e bad dreams in the night – revelam que é o espírito de Cathy que aparece como um fantasma na casa do morro dos ventos uivantes, chamando por Heathcliff. É uma das cenas mais importantes do livro e do filme.

Kate gravou a canção em um único take. O single acabou atrasando o lançamento para 1978 por conta de divergências da cantora com a gravadora. Eles estavam apostando em outra faixa, mas Kate insistiu que essa seria sua primeira música de trabalho.
Fazendo história com dois vídeos
Mesmo em tempos pré-MTV, os vídeos já eram importantes para qualquer artista. E Kate, que além de cantar e escrever, também dançava, portanto tinha muita convicção de como queria apresentar Wuthering Heights.
Ela estreou no programa Top of the Pops com um vídeo em que aparece com um vestido branco. Tudo era estranho e brilhante: a voz, a dança, os gestos, a meloda e no entanto, perfeito. O mundo parou.
A coreografia, feita por Kate, pretende – por gestos – mostrar que é o fantasma de Cathy serenando Heathcliff (algo bem claro no refrão) e virou referência pop. Nascia um ícone.
No mesmo ano, com os mesmos gestos, a cantora revisitou o vídeo para regravá-lo para os Estados Unidos, usando um vestido vermelho que se tornou uma das fantasias mais famosas para Halloween desde então e inspirou o Wuthering Heights Day, em 13 de julho, com fãs recriando as imagens em parque públicos.
Os passos criados por Bush são hoje obras de arte e considerados “clássico Kate Bush”.
Com Wuthering Heights, Kate Bush se transformou em uma das artistas mais copiadas e comentadas de todos os tempos. Ultra reclusa, ela passou 35 anos sem se apresentar ao vivo. Mas isso é outro post.
Reveja os vídeos originais.
Out on the wily, windy moors We'd roll and fall in green You had a temper like my jealousy Too hot, too greedy How could you leave me When I needed to possess you? I hated you, I loved you, too Bad dreams in the night They told me I was going to lose the fight Leave behind my wuthering, wuthering Wuthering Heights Heathcliff, it's me, I'm Cathy I've come home, I'm so cold Let me in your window Heathcliff, it's me, I'm Cathy I've come home, I'm so cold Let me in your window Ooh, it gets dark, it gets lonely On the other side from you I pine a lot, I find the lot Falls through without you I'm coming back love Cruel Heathcliff, my one dream My only master Too long I roam in the night I'm coming back to his side, to put it right I'm coming home to wuthering, wuthering…
Apenas uma consistência.
CurtirCurtido por 1 pessoa