Kate Bush e Emily Brönte, duas mulheres e um clássico

Quase 130 anos separam o livro, O Morro dos Ventos Uivantes da canção Wuthering Heights (que é o nome do livro em inglês). No entanto, ambos são clássicos. Escritos por duas mulheres que coincidentemente dividem o mesmo dia de aniversário, as obras tiveram grande impacto na cultura mundial. Cada uma a seu tempo.

O livro de Emily Bronte, que chocou e dividiu leitores quando foi lançado, em 1847, fala sem rodeios de pessoas narcisistas, cruéis e completamente apaixonadas. A obra é linda e a intensidade da relação de Heathcliff e Cathy ainda desperta estudos mesmo 174 anos depois.

Heathcliff, it’s me, I’m Cathy

I’ve come home, I’m so cold

Let me in your window

Kate Bush

Já a canção foi lançada em novembro de 1977 e, segundo Kate Bush, na época com 17 anos, foi a exibição de um telefilme da BBC, feito em 1967 e estrelada por Ian McShane e Angela Scoular, que a inspirou. A cantora ainda não tinha lido o livro ou visto a versão mais famosa, de 1939, estrelada por Laurence Olivier e Merle Oberon. Impactada com o filme ela compôs Wuthering Heights em apenas poucas horas. A canção, considerada uma das melhores da década de 70 foi incluída no álbum de estréia da cantora, The Kick Inside

Kate captou a difícil alma do clássico da literatura e fez a ousada escolha de cantar na 1ª pessoa, como se fosse Cathy Earnshaw falando com Heathcliff. SPOILERS para quem não conhece a obra, as referências na letra da música – I’m so cold, let me in e bad dreams in the night – revelam que é o espírito de Cathy que aparece como um fantasma na casa do morro dos ventos uivantes, chamando por Heathcliff. É uma das cenas mais importantes do livro e do filme.

Kate gravou a canção em um único take. O single acabou atrasando o lançamento para 1978 por conta de divergências da cantora com a gravadora. Eles estavam apostando em outra faixa, mas Kate insistiu que essa seria sua primeira música de trabalho.

Fazendo história com dois vídeos

Mesmo em tempos pré-MTV, os vídeos já eram importantes para qualquer artista. E Kate, que além de cantar e escrever, também dançava, portanto tinha muita convicção de como queria apresentar Wuthering Heights.

Ela estreou no programa Top of the Pops com um vídeo em que aparece com um vestido branco. Tudo era estranho e brilhante: a voz, a dança, os gestos, a meloda e no entanto, perfeito. O mundo parou.

A coreografia, feita por Kate, pretende – por gestos – mostrar que é o fantasma de Cathy serenando Heathcliff (algo bem claro no refrão) e virou referência pop. Nascia um ícone.


No mesmo ano, com os mesmos gestos, a cantora revisitou o vídeo para regravá-lo para os Estados Unidos, usando um vestido vermelho que se tornou uma das fantasias mais famosas para Halloween desde então e inspirou o Wuthering Heights Day, em 13 de julho, com fãs recriando as imagens em parque públicos.

Os passos criados por Bush são hoje obras de arte e considerados “clássico Kate Bush”.

Com Wuthering Heights, Kate Bush se transformou em uma das artistas mais copiadas e comentadas de todos os tempos. Ultra reclusa, ela passou 35 anos sem se apresentar ao vivo. Mas isso é outro post.

Reveja os vídeos originais.

Out on the wily, windy moors
We'd roll and fall in green
You had a temper like my jealousy
Too hot, too greedy
How could you leave me
When I needed to possess you?
I hated you, I loved you, too
Bad dreams in the night
They told me I was going to lose the fight
Leave behind my wuthering, wuthering
Wuthering Heights
Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window
Heathcliff, it's me, I'm Cathy
I've come home, I'm so cold
Let me in your window
Ooh, it gets dark, it gets lonely
On the other side from you
I pine a lot, I find the lot
Falls through without you
I'm coming back love
Cruel Heathcliff, my one dream
My only master
Too long I roam in the night
I'm coming back to his side, to put it right
I'm coming home to wuthering, wuthering…

1 comentário Adicione o seu

  1. ROGER BRUNETTO disse:

    Apenas uma consistência.

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s