Para quem você vai ligar? Um vídeo clássico

A canção Ghostbusters chegou a ser indicada ao Oscar, mas foi uma novela para ser criada.

O filme estava pronto, porém a trilha não estava a contento do diretor, Ivan Reitman. Ele sabia que faltava “a” canção e determinou que ela deveria dizer o nome do filme, Ghostbusters (Caça-Fantasmas) que, convenhamos, não é uma palavra usual, né? Mas ele queria.

Nessa busca, Reitman chegou no produtor Clive Davis, que trabalhava com Ray Parker Jr, em 1984, um dos maiores artistas de R&B nos Estados Unidos. Ray, conhecido por canções românticas, era mais do que insólito para a posição, mas ainda assim aceitou encontrar o diretor.

Rapidamente algumas suspeitas foram superadas. Ray logo percebeu que a presença de Bill Burray e Dan Aykroyd no elenco garantiam que o filme seria uma comédia, não um filme de terror ou suspense. Portanto, se eles iam fazer a platéia rir, Ray não teria que cantar sobre “romance de fantasmas”. Além disso, os testes nos cinemas mostravam o grande potencial – rapidamente confirmado – do sucesso do filme nas bilheterias.

O diretor explicou que precisava de uma cação muito específica, curta, com o nome de Ghostbusters, que tocasse logo na sequência de abertura, na biblioteca. Nada além disso importava para ele. Ray resolveu tentar e fez uma gravação de não mais um único minuto, com algumas idéias. Às quatro da manhã recebeu um telefonema de Ivan empolgado: “é maravilhoso!”.

Assim nasceu um clássico.

A música diz apenas, “se você tiver problemas, para quem vai ligar? Ghosbusters!”. O vídeo, em tempos de MTV, também era essencial e Ray teve que voltar a confiar na imaginação do diretor porque os efeitos foram incluídos após a gravação.

Uma das curiosidades do clip são os amigos que aparecem gritando: Ghostbusters. Chevy Chase, Irene Cara, Jeffrey Tambor, Peter Falk, Melissa Gilbert, Al Franken, Teri Garr, Carly Simon e John Candy, são alguns dos nomes.

O vídeo e a canção hoje são grandes representantes dos anos 80s. Afinal, quem você chama se precisar de ajuda?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s