A versão da Netflix de Os 39 Degraus

O clássico literário Os 39 Degraus (The Thirty-Nine Steps) é uma delícia e um dos favoritos dos fãs do gênero policial-suspense desde que foi lançado, em 1915. Isso mesmo há 106 anos! O livro, escrito pelo escocês John Buchan é cheio de surpresas e reviravoltas e já virou peça, série em rádio, livro, série na TV, games e vários filmes, mas aparentemente ainda rende pois a Netflix anunciou sua nova versão com ninguém menos que Benedict Cumberbatch no papel de Richard Hannay, nosso grande herói.

Richard é um herói das antigas no melhor estilo britânico: classudo, discreto e sempre conseguindo se livrar de situações impossíveis usando sua inteligência. Ele aparece em cinco livros, mas é em Os 39 Degraus que ficou mais marcante. Sabendo de sua entrega como Sherlock Holmes, claro que Benedict é perfeito para o papel!

O autor John Buchan, escreveu o livro enquanto estava de cama, por consequência de uma úlcera, e se inspirou no título (e trama) ao ouvir sua filha contando os degraus do clínica onde estava internado. A escada que conduzia para a praia tinha “39 degraus”, como ela estimou. A trivia é que, na verdade, na época eram 78 degraus (hoje 108), mas a menina tinha apenas 6 anos e estava aprendendo a contar! rs

Seja como for, com os 39 degarus, Buchan criou uma trama que mesclava ação e política, o que na época era inovador e suas viradas eram tão fantásticas (e quase absurdas) que viraram uma leitura viciante quase que imediatamente.



Richard Hannay retorna para Inglaterra após um longo período na África e ajuda um vizinho americano, que o procura por estar com medo de ser morto. Isso porque ele descobriu os planos de um atentado terrorista para desestabilizar a Europa, que incluia matar o Premier grego durante sua visita à Londres. Quando o vizinho é assassinado, Richard agora se sente responsável de evitar o conflito mundial e embarca em uma longa e complicada aventura.

A trama de um homem em fuga foi praticamente estabelecida nesse clássico, que inspirou cenas de ação usadas em James Bond (a sequência em que Richard foge de um ataque de um avião) e Intriga Internacional, de Alfred Hitchcock, para citar apenas dois. Aliás, Hitchcock era um dos maiores fãs do livro, tendo assinado sua primeira adaptação para o cinema, em 1935 (com Robert Donat no papel principal) e usando a mesma fórmula em vários outros filmes como já citado Intriga Internacional e O Sabotador.

Os 39 Degraus ganhou novas versões depois da de 1935: em 1959, 1978 (com Robert Powell) e 2008. Orson Welles também fez uma radio novela, em 1938. A versão com Benedict Cumberbatch gerou grande ansiedade entre os fãs.

A série terá entre seis e oito episódios e a direção de Edward Berger, com roteiro de Mark L. Smith. Segundo foi divulgado, a trama não será de época, mas adaptada para os tempos atuais. Fico ressabiada pois foi o que disseram sobre a adaptação de Persuasão, de Jane Austen, mas vimos Dakota Johnson em roupas nada modernas, né? Porém, se for sucesso, há possibilidade de filmarem todos os livros que têm Richard Hannay como herói.

As gravações são previstas para começar em maio de 2022, depois que Benedict for liberado do segundo londa da Marvel como Dr. Strange. Aliás, Beneditc está no elenco da refilmagem de All Quiet on the Western Front (mas isso demanda outro post). Ou seja, a previsão é de 2023, mas torcemos ainda para o final do ano!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s