O perigo da felicidade em Raised by Wolves (SPOILERS)

O episódio final da temporada 2 de Raised by Wolves respondeu algumas das questões mais urgentes, até em ritmo frenético, e nos coloca com algumas novas a serem resolvidas na próxima. Vamos dissecar? Para quem ainda não assistiu, tem SPOILERS.

– “Sempre considerei que Felicidade era o mais importante para a longevidade da vida humana”
– “Ignorância é uma benção?”
– “Não uma benção, mas essencial para sobrevivência”

Tirando o véu da emoção para explicar os fatos

O episódio tem um ritmo diferente dos outros da temporada, mais “lógico”, como se tivesse colocado o véu como nossa andróide querida, Lamia. Sem sentimentos e direto ao ponto.

Vemos que Campion enterra Vrille, não antes de pegar as notas que ela deixou no tronco para poder ser reprogramada. Number 7 ainda está atrás de seu “meio-irmão”, mas é de volta na Tarântula que o verdadeiro perigo se desenvolve. Alguém tem dúvida que Mother ouvir Grandmother não é uma armadilha? Marcus não está muito convencido, mas não há tempo a perder. A transferência do véu é feita, Mother vai atrás de Number 7 e mata o filhote sem dó. Não foi fácil demais? Em Raised by Wolves tudo que se resolve em 5 volta em 10.

Campion está magoado com Mother por ter mentido e não quer saber de papo com ela. Ainda sob a influência do véu, aparentemente, Lamia decide ficar um tempo indefinido na Tarântula para observar todos, meio oupando a posição do TRUST e pede a Father que, ao lado de Grandmother, cuide da família. Ele bem que tenta dissuadi-la, mas quem é quem manda em casa? Ele obedece. Pelo visto nem andróide feminino está livre da velha regra machista da “melhor amiga de olho no seu homem”. Grandmother promete que vai cuidar muito bem de todos, ênfase no muito bem. Sei.

A pedido de Mother, vemos o que houve com Sue quando foi transformada em árvore e foi tão gráfico que agradecemos terem poupado a gente. Não há volta daquilo.

Mesmo suspeitando, a família se adapta à nova androide, que é toda charme para o lado de Father, mas as crianças sentem falta de Lamia. Se soubessem o que está por vir…

As respostas

Além de como foi a transformação de Sue, o episódio endereça algumas questões diretas. Sol é uma entidade maligna que aparentemente quer que os humanos retrocedam aos monstros aquáticos do mar ácido e para isso manipula os que ainda não se transformaram com as vozes que ouvem, os levando à morte.

Dentro da zona tropical, seu sinal é bloqueado por isso precisava da árvore/Sue para colocar sua “antena” e criar o canal de transmissão. Ao “alimentar” Number 7, potencializou ainda mais sua capacidade bélica e quando Mother aparentemente destruiu a cobra, abriu o campo magnético para as transmissões que a entidade precisava.

Grandmother é uma adróide que não é ligada à Sol, mas que compartilha de seus objetivos de desumanizar o planeta, para simplificá-lo. É a grande antagonista da história atual, ainda a ser revelada para os outros. Mother, que descobriu tardiamente no que se meteu, está presa em uma capsula na Tarantula, portanto está atada sem poder agir. Grandmother quer levar todos os humanos para a mutação. O bebê de Tempest já começou (também, foi amamentado pelo ser do mar ácido!) e até Campion está começando a mudar a pele. O clima na Zona Tropical tá bom não!

E as dúvidas

O iô-iô de fé e cetismo segue para a próxima temporada. Marcus recuperou sua lógica depois de que perdeu Sue, abandonando sua fé e entendendo que foi manipulado por Sol. Ninguém confia nele 100%, mas ele entende a desconfiança porque ele mesmo não se apóia em ninguém. Estão todos estranhando sua parceria com Mother, mas a dupla vai mesmo se unir na próxima temporada.

Eu não falei que Lucius ia voltar? Pois ele veio justamente para atrapalhar, claro.

Paul conversa com Marcus e comenta que os sinais de Sol vem do centro do planeta e que se fossem em cavernas, poderiam descobrir mais. Ora, Marcus sabe exatamente onde começar a investigação. Antes, ele é interrogado por Mother porque alguém invadiu a Tarantula, bateu em um guarda (o desconhecido do trailer) e roubou o capacete de tortura. Ele ri quando percebem que é o principal suspeito, mas certamente se livra porque em seguida lá está para entrar na caverna quando leva um tiro! Isso mesmo, Lucius o pega desprevenido.

Quem tem a proteção da história não morre tão facilmente e Lucius, em vez de matar seu inimigo, faz como todo vilão, elabora um plano mais complicado de crucificar Marcus de cabeça para baixo, usando o capacete de tortura (foi Lucius que roubou!) porque agora ele ouve vozes também. Isso mesmo, agora acha que é o profeta e que será o Rei. Sol não muda o papo de conquista com ninguém, é exatamente a mesma conversa! Marcus tenta avisar, mas claro que inutilmente.

Depois de esperar, Lucius cantarola e pergunta, “Já morreu?”, mas, ao retirar o capacete e ver um Marcus morto, a felicidade dura pouco. Em seguida sente umas gotas caindo do céu, são de sangue e terminamos com a imagem de Marcus levitando, de cabeça para baixo. Então é ele mesmo o profeta? Voltamos a isso?

Símbolos e promessas

Tantos Marcus como Mother agora estão como símbolos cristãos, da Cruz. Ela no sentido normal e ele de cabeça para baixo. A união dos dois opostos será uma grande arma, pois Marcus é estrategista e Mother, uma arma poderosa. Porém estão separados e com problemas mais imediatos para lidar.

Grandmother faz promessas a todos: falsas e verdadeiras. Seu jogo está já no 5 a 0 e não chegamos ao fim do primeiro tempo. Claramente a “morte” de Number 7 não foi conclusiva, mas pelo menos já sabemos o objetivo do jogo: salvar os humanos de serem transformados nos seres carnívoros que rondam Kepler 22b.

Será que terão tempo?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s