Obi-Wan Kenobi: espetacular

A antecipada série com o icônico mestre Jedi, Obi-Wan Kenobi, foi um projeto que demorou a sair do papel, mas veio na hora e nos meios certos. Com os dois primeiros episódios liberados hoje, 27 de maio, só há uma palavra para defini-los: espetaculares.

Ritmo, atuação e trama perfeitos, só dói o coração que seja uma obra “curta”, de seis episódios. Se Han Solo teve seu filme, Luke e Leia tiveram importância na trilogia que encerra, é inegável que Obi-Wan deveria ter tido o seu longa. Mas estamos felizes com a série.

Ewan McGregor é uma estrela talentosa e carismática, seu Ben, o nome que Obi-Wan adotou após a extinção dos Jedis, é um homem de meia-idade amargurado, descrente de tudo e apenas vivendo os dias que conseguiu guardar para si, escondido e isolado no deserto de Tatooine. No entanto, o Império segue na caça de sobreviventes e temos uma inquisidora obcecada, Reva (Moses Ingram) no seu encalço.

Teremos mais spoilers a partir de agora.

A primeira cena da série nos mostra a razão do ódio tão particular de Reva pelos Jedis. Quando criança, ainda aprendiz, sobreviveu à Ordem 66, mas se sentiu abandonada por seus mestres. Ela aparenta ser atualmente a aprendiz de Darth Vader (Hayden Christensen) e herdou dele o ódio absoluto por Obi-Wan, a quem ambos querem capturar para matar.

Como é comum em Star Wars, as versões se alteram para se ajustar à história do momento. Por exemplo, pelo timeline Obi-Wan vai passar a ter a imagem de Sir Alec Guiness em apenas outros 10 anos e ainda falta muito para que Ewan tenha uma aparência de 70 anos. Outra coisa, a explicação para a decisão de Obi-Wan e da família de Anakin para não mudar o nome de Luke Skywalker é que para eles, Anakin estava morto e não sabiam que Darth Vader estava vivo. Estranho em muitos sentidos porque Darth Vader seria um nome conhecido, concorda? Mas Obi-Wan não sabia que ele ainda estava no comando, nem mesmo 10 anos depois.

Reva traça um plano perfeito sem saber que descobriu ouro. Ao encontrar a ligação de Obi-Wan com o Senador Bail Organa (Jimmy Smits), a inquisidora sequestra Leia (os sequestradores são liderados por Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers) afim de forçar Obi-Wan sair de seu esconderijo. O plano funciona, mas porque Leia é excepcional, os dois conseguem escapar.

Agora que sabe que Obi-Wan ainda está vivo, seu ex-aprendiz e amigo vem com tudo atrás de sua vingança. A ironia é que ainda desconheça o fato de que seus filhos sobreviveram ao parto de Padmé porque o Imperador tenha mentido para ele afirmando que todos morreram. Por hora as crianças estão seguras.

Tudo funciona na série e tem tudo para ser um dos maiores sucessos da franquia. Fico ainda no sonho de que Leia também ganhe seu destaque solo. Nota 1000 para Disney Plus.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s