A antecipada série com o icônico mestre Jedi, Obi-Wan Kenobi, foi um projeto que demorou a sair do papel, mas veio na hora e nos meios certos. Com os dois primeiros episódios liberados hoje, 27 de maio, só há uma palavra para defini-los: espetaculares.
Ritmo, atuação e trama perfeitos, só dói o coração que seja uma obra “curta”, de seis episódios. Se Han Solo teve seu filme, Luke e Leia tiveram importância na trilogia que encerra, é inegável que Obi-Wan deveria ter tido o seu longa. Mas estamos felizes com a série.
Ewan McGregor é uma estrela talentosa e carismática, seu Ben, o nome que Obi-Wan adotou após a extinção dos Jedis, é um homem de meia-idade amargurado, descrente de tudo e apenas vivendo os dias que conseguiu guardar para si, escondido e isolado no deserto de Tatooine. No entanto, o Império segue na caça de sobreviventes e temos uma inquisidora obcecada, Reva (Moses Ingram) no seu encalço.
Teremos mais spoilers a partir de agora.


A primeira cena da série nos mostra a razão do ódio tão particular de Reva pelos Jedis. Quando criança, ainda aprendiz, sobreviveu à Ordem 66, mas se sentiu abandonada por seus mestres. Ela aparenta ser atualmente a aprendiz de Darth Vader (Hayden Christensen) e herdou dele o ódio absoluto por Obi-Wan, a quem ambos querem capturar para matar.
Como é comum em Star Wars, as versões se alteram para se ajustar à história do momento. Por exemplo, pelo timeline Obi-Wan vai passar a ter a imagem de Sir Alec Guiness em apenas outros 10 anos e ainda falta muito para que Ewan tenha uma aparência de 70 anos. Outra coisa, a explicação para a decisão de Obi-Wan e da família de Anakin para não mudar o nome de Luke Skywalker é que para eles, Anakin estava morto e não sabiam que Darth Vader estava vivo. Estranho em muitos sentidos porque Darth Vader seria um nome conhecido, concorda? Mas Obi-Wan não sabia que ele ainda estava no comando, nem mesmo 10 anos depois.
Reva traça um plano perfeito sem saber que descobriu ouro. Ao encontrar a ligação de Obi-Wan com o Senador Bail Organa (Jimmy Smits), a inquisidora sequestra Leia (os sequestradores são liderados por Flea, baixista do Red Hot Chilli Peppers) afim de forçar Obi-Wan sair de seu esconderijo. O plano funciona, mas porque Leia é excepcional, os dois conseguem escapar.
Agora que sabe que Obi-Wan ainda está vivo, seu ex-aprendiz e amigo vem com tudo atrás de sua vingança. A ironia é que ainda desconheça o fato de que seus filhos sobreviveram ao parto de Padmé porque o Imperador tenha mentido para ele afirmando que todos morreram. Por hora as crianças estão seguras.
Tudo funciona na série e tem tudo para ser um dos maiores sucessos da franquia. Fico ainda no sonho de que Leia também ganhe seu destaque solo. Nota 1000 para Disney Plus.

