Um Oscar redondo, histórico, mas “chato”

O 95º Oscar, apresentado por um preciso Jimmy Kimmell, foi previsível, histórico e sem momentos de surpresa. Lamento pelos organizadores, mas um Oscar sem incidentes é um tédio. A festa do Oscar 2023 foi suave, acertada, sem vexames ou nem mesmo discursos longos, o que significa que não será memorável (pelos motivos errados, claro).

Não é culpa de ninguém. Há tanto conteúdo que aposto que ninguém lembra sem fazer uma pausa de quem ganhou em 2020 ou 2021, mesmo em categorias de Melhor Diretor, Ator ou Atriz. A noite de 2023 foi histórica e emocionante, com um grande ator fazendo seu emocionante retorno, duas atrizes acima de 60 ganhando em suas primeiras indicações, e um ator apagado pelo tempo também fazendo retorno. Dois iniciantes ganhando dos veteranos, uma noite sem tapas e apenas um quase tombo para citar. Seria uma noite ruim? Não! Mas com tanta previsibilidade, perdemos a emoção.

Discursos curtos, no tom certo, uma cara de decepção aqui e acolá, mas em geral foi uma noite repleta de spoilers. Como já falei, não curti em nada Tudo Ao Mesmo Tempo e Agora e tampouco fiquei encantada com a refilmagem de Nada de Novo no Front, portanto foi uma noite sem graça para mim. A única ‘surpresa’ e muito agradável foi o Oscar de Sarah Polley, uma artista cuja carreira em cinema independente, engajado e consistente teve seu reconhecimento com o Oscar de Melhor Roteiro Adaptado. Merecidíssimo pelo filme e pelo conjunto da obra dessa diretora autoral, inteligente e talentosa.

Fora isso, gostei muito de como Jimmy Kimmell segurou o público. O papel de âncora é sempre infeliz porque tem que ser respeitoso, porém divertido e dar o tom da festa. Jimmy foi “brindado” com um dos piores eventos no ano em que La La Land perdeu, e ficou de fora do Oscar por três anos – dois de pandemia e um onde elegeram três mulheres para apresentar – marcando sua volta em 2023. Acho que veio para ficar e, para mim, já é o melhor substituto de Billy Crystal, o âncora mais popular depois de Bob Hope. Para gerações mais novas (nem eu me lembro direito de Bob Hope!): Billy Crystal apresentou o Oscar nove vezes, enquanto Bob Hope, 19.

Parece irônico, mas Billy “sofreu” até ser efetivamente “aceito” como substituto oficial de Bob, mas também trouxe a apresentação para um lado mais curioso. Desde que criou o clipe de abertura onde mesclava indicados com ele se questionando se deveria apresentar o Oscar o ato de abertura ficou um dos mais ansiados da festa. Inteligentemente os outros evitaram imitá-lo e o máximo que Jimmy fez foi a entrada de paraquedas (literal) depois de um clipe com Tom Cruise. Jimmy, assim como Billy, pode ser irônico, mas é popular entre os artistas e mantém o “lugar seguro” onde suas piadas não são ofensivas. Talvez Will Smith discorde, assim como Tyler Perry e Denzel Washington, que abraçaram o ator depois do tapa, também alvo da “piada” de abertura: “Vocês podem fazer o que fizeram no ano passado:nada”, disparou Jimmy para um grupo surpreso de virar o alvo da crítica. “Ou melhor ainda, abracem o agressor. Assim vão ganhar um Oscar de Melhor Ator e ter 19 minutos de discurso no palco”. Não sobrou pra ninguém, né?

O momento quase constrangedor da noite brinca com o filme de sucesso, Urso com cocaína, mas até o “Urso” foi correto e não chegou a ser o pior da noite. Deixe-me refletir de novo… não, o Urso FOI o derrape da noite, mas ainda bem por ele!

Como quase todos os vencedores foram os mesmos das premiações anteriores, a repetição de “sonhos viram realidade” foi o mantra. Lindo, emocionante, mas muito distante. Nem mesmo no tapete vermelho – agora branco – houve ousadia. As mais bonitas da noite foram as de sempre – Nicole Kidman, Cate Blanchett, Angela Bassett, maravilhosas – e nem aí há o que comentar. Sabe o que acontece? Acredito mesmo que, apesar dos momentos históricos, o 95º será um Oscar esquecido em pouco tempo.

Alguma categoria surpreendeu você?

Publicidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s