Tom Cruise é a maior estrela de Hollywood. Ele alcançou esse status há 37 anos e mesmo tendo derrapado por volta da primeira década dos anos 2000, recuperou a posição e está tão acima de todos que nem casa oficial tem em Los Angeles. Isso mesmo, há quase uma década ele praticamente vive na Europa, onde alterna seus filmes de mega sucesso. Dinheiro, fama e até gafes (pular no sofá por estar apaixonado será para sempre lembrado na sua biografia), a Indústria perdoa. Até porque sozinho ele movimenta bilhões de dólares apenas nas bilheterias dos quase defuntos cinemas. O que não perdoam é o fato de que Tom não faz parte do jogo. Ele faz o que quer, quando quer e se quiser, que lidem com isso.
O filme Top Gun: Maverick, que ele tinha pronto desde 2019 mas só lançou os cinemas em 2022, quando as pessoas poderiam sair de casa, foi o maior filme de 2022 e por tudo que representou, foi indicado a um dos melhores filmes do ano. Em determinado momento, com chances de ganhar. Mas perdeu. Era derrota anunciada quando o comparativamente menor Tudo Ao Mesmo Tempo e Agora ganhou fôlego. Se Tom Cruise, que saiu de Los Angeles há anos estivesse na festa – ganhando ou perdendo – quem ganhava era o canal que iria transmitir a festa. Ele teria que encarar 3h de cerimônia, vendo outros subirem no palco, estar a metros de sua ex-mulher, Nicole Kidman, e ainda ser obvio alvo de piadistas. Precisava? Claro que não!
No entanto é injusto cobrar isso do ator. Ele esteve em Hollywood, esteve no almoço dos indicados e cumprimentou um a um, aliás, ele foi o centro da festa, todos vieram beijar sua mão. Foi homenageado no evento em que Top Gun perdeu, mas esteve presente. Ainda queriam ele no Oscar?
Sem surpresa, no jornal de um dos melhores amigos de Nicole Kidman saiu a primeira nota que Tom fugiu da festa “com medo de estar ao lado da ex, acompanhada pelo atual marido”. Olha, mesmo tendo se enganado no casamento com Katie Holmes, se Tom Cruise quiser ele tem companhia. Amo Nicole Kidman, mas achei maldoso e mesquinho que o NY Post, de Rupert Murdoch, tenha aberto o policiamento por que Tom Cruise não quis ir ao Oscar.


Há quantos anos ele não vai a festa? 11. Há quantos anos não recebia uma indicação? Há 23. Gente, Tom Cruise não precisa de Oscar, mas o Oscar claramente precisa dele. De tudo que aconteceu de histórico na noite de domingo é justamente a ausência do astro que ainda é notícia? E mais, a razão é mais simples do que parece: ele está finalizando Missão Impossível 4 e já tinha parado os trabalhos por mais de uma semana. Quem ainda não sabe que ele é viciado em trabalho?
Feio também de Jimmy Kimmel. O apresentador ficou frustrado que grandes estrelas “o desprezaram”, não apenas Tom, como James Cameron – que não foi – e Rhianna, que chegou atrasada e “perdeu” o monólogo. Como a cantora estava lá, Jimmy segurou o alvo em sua direção, mas gozou tanto do diretor de Avatar, que chamou de arrogante, como de Tom, citando sua religião. De novo pergunto: eles precisam passar por isso depois de gerar BILHÕES para a Indústria? Não adianta Jimmy Kimmel alegar que “ele estivesse presente não teria falado da Cientologia”. Suspeito que vai pode ser uma missão impossível voltar a ter outra entrevista com o ator como conseguiu esse ano.
Pois a outra razão que alegam que Tom Cruise tenha decidido voltar para Londres e trabalhar em Missão Impossível seria justamente a de não querer lidar com as pessoas zoando ou o questionando por sua fé. John Travolta é um cientologista fervoroso e ninguém joga isso na cara dele, mas de novo, mostra a diferença de status.
Vou dizer, sou mesmo defensora de Tom Cruise. Sou. Usando a premissa de Tàr eu separo a Arte do Artista. Não sei dele, não conheço, mas a persona que ele vende há quatro décadas é consistente. Todo ruído é inveja e recalque.
E adorei mais uma coisa: em Londres, foi celebrar o aniversário de 90 anos com Michael Caine. É isso mesmo, com o ator que Hollywood deu o Oscar há 23 anos, em vez de dar para Tom (que merecia por Magnólia). À parte do que quer que seja a fé de Tom Cruise, se tem contato com a filha ou não, o que ele tem para ME oferecer ele faz com louvor, paciência e constância. Essa história das pessoas se exporem para que os outros riam, tenham audiência ou likes está com nada. Parabéns Tom Cruise, mandou Hollywood às favas. Que venham lamber seus pés. Muitos precisam mesmo de você.