A notícia do Deadline que reporta que houve uma mudança de planos no planejamento da segunda temporada de House of the Dragon pegou fãs de surpresa e deu gatilho para as emoções conflituosas da reta final de Game of Thrones. A editora do site, Neellie Andreeva divulgou com exclusividade que fontes garantem a ela que – para garantir uma terceira temporada – a segunda será mais curta, descendo de 10 episódios para 8. Significa que o IMDB está errado? Exatamente.
A informação ainda é extra oficial, não vem da HBO diretamente, mas o site Deadline tem acertado muito portanto é quase uma confirmação. Embora a expectativa de mais horas, especialmente depois da longa espera, seja compreensível, há vários aspectos dessa notícia. Um: ela demonstra a vontade da plataforma de desacelerar a narrativa para que ela possa ficar no ar mais tempo, o que pode ser bom. Uma estratégia similar gerou sérios problemas em Game of Thrones, que estreou com um plano de seis temporadas, e com muita discussão com os showrunners acabou esticando mais uma temporada e meia (a sétima e a oitava tiveram menos episódios), mas ainda pareceu pouco.

Outro lado é que diante dos altos custos de produção de uma história que envolve múltiplos dragões, assim como batalhas grandiosas e sangrentas, CGI é essencial e caro. Todas as plataformas – em especial a HBO – têm revisto os planos anteriores de lançamentos e franquias, só renovando com resultados imediatos e positivos, não mais apostando com flexibilidade. Ou seja, ter menos episódios demonstra cuidado com House of the Dragon para que os oito episódios tenham qualidade e que sustentem os planos de mais temporadas à frente.
Nós fãs, assim como George R. R. Martin sempre falamos com a perspectiva de consumo: ele queria Game of Thrones em 10 temporadas, assim como diz que House of the Dragon merece quatro. A experiência negativa de GOT, que não chegou às 10 que a HBO e o autor queriam, alimenta a decisão de ter menos episódios agora e manter a longevidade da marca. Se todos tiverem cerca de 1h ou pouco mais que isso, ainda estaremos perto das 10h imaginadas para a temporada. Eu aceito.
O que o Reddit ressalta é a turbulência dos bastidores e do comando da franquia, marcados com a saída abrupta do showrunner Miguel Shapochnik e o atraso do início das filmagens (previstas para terem começado no início de março e ainda não confirmadas agora que chegamos à abril).
À parte de tudo isso, para quem leu o livro e sabe da história, recomeça o jogo de teorizar como vão distribuir a história. Eu mesma já fiz minha tentativa, mas era pensando em 10 episódios e usando o ritmo acelerado da 1ª temporada, que cobriu mais de 20 anos em 10 episódios.

“Com uma parte da trama originalmente planejada para a 2ª temporada, incluindo uma grande batalha, passando para a 3ª temporada, ouvi dizer que agora é mais provável que a série dure quatro temporadas, mas isso não foi determinado, pois Condal e Martin continuam o vai e volta sobre o número de temporadas (três ou quatro) que seria ideal para contar a história completa”, a editora comentou. Essa “grande batalha”, fãs e especialistas concordam, seria a morte de Jacaerys Velaryon, restando ainda a morte de Rhaenys e Daemon tomando Harrenhal ainda na próxima etapa. Será?
Vou repensar minha teoria. Por hora, gosto da sugestão da usuária u/themediatorfriend:
Episódio 1: Jace in the Vale, Reações à morte de Luke, Daemon toma Harrenhall. Carta “Um filho por filho”, “Ah sim, nosso irmão Daeron que existe“* (isso, Daeron Hightower sequer foi mencionado, mas ele não terá sido eliminado da história).
Episódio 2: Apresentações de Winterfell, construção de Blood & Cheese e recompensa brutal.
Episódio 3: Busca e destruição de Silk Street, mais Winterfell, Política de Riverlands.
Episódio 4: Blackwood vs. Batalha de Bracken, Casas Declaradas para Black, Triarchy/Green Alliance, Criston Substitui Otto, Pacto de Gelo e Fogo.
Episódio 5: Duelo dos gêmeos, Rook’s Rest (pode ser movido para mais tarde), aliança de Manderly.
Episódio 6: Desentendimento e Paz entre Rhaenyra/Corlys, crianças adotadas por segurança, o plano Dragonseeds formulado, eles se unem aos dragões.
Episódio 7: Planos de invadir King’s Landing, Batalha de Honeywine.
Episódio 8: Rhaenyra toma King’s Landing, Aemond toma Harrenhall.
O que você acha?