A galesa Shirley Bassey é, com o mínimo de dúvida, a voz mais associada ao universo de James Bond. Três temas foram imortalizados com a sua voz, sendo que dois deles são os mais populares da franquia: Goldfinger e Diamonds Are Forever (cantou também o tema de Moonraker). Hoje Dame e ainda cantando, aos 83 anos, é uma lenda viva.
Shirley era a caçula de uma família de sete filhos, com uma origem pobre e filha de uma inglesa e um nigeriano. Seu potencial vocal foi identificado logo cedo, começando a se apresentar em pubs locais quando ainda tinha 16 anos. Foi mãe nessa época e para conseguir seguir carreira, sua filha foi criada pela irmã mais velha da cantora. Os decotes generosos, assim como o brilho, viraram uma espécie de assinatura para o resto de sua vida. A cantora tinha apenas 19 anos quando fez seu primeiro sucesso no rádio, com Burn My Candle. Aos 26, quando foi convidada para gravar o tema principal de Goldfinger, virou estrela internacional.

A história atrás de Goldfinger mereceu um post à parte. Desde que estourou com a trilha de James Bond, Shirley virou uma das artistas mais populares no mundo, tendo vendido mais de 135 milhões de discos. Sua vida pessoal foi conturbada, se casou e divorciou duas vezes, teve duas filhas e adotou um menino. A morte de sua segunda filha a abalou profundamente, mas hoje vive em Monaco e segue se apresentando na Europa e Estados Unidos.

Tem fama de diva, mas os aplausos de pé no Oscar, em 2013, depois de cantar Goldfinger confirmam o que os fãs já sabem: a voz de Shirley é 100%, James Bond.
Mais sobre 007:
Shirley cantando Goldfinger em 2011:
Sua versão de Diamonds are Forever, em 1973
E Moonraker
Interprete fantástica da trilha sonora do 007, sou fã desta lendária Galesa.
CurtirCurtido por 1 pessoa
Ela é maravilhosa
CurtirCurtir
Primeira Dama da música do mundo com Elis Regina.
CurtirCurtido por 1 pessoa
E Ella Fitzgerald
CurtirCurtir