Onde paramos com Vikings? (SPOILERS)

Dia 30 retomamos a segunda parte da série Vikings e nos despedimos dela. Para sempre.

As gravações foram todas feitas ainda em 2018, portanto não há o que mudar. Se na 5ª temporada acompanhamos Ivar no auge de sua loucura, na 6ª foi a retomada de seus irmão e o reinado de Bjorn Ironside. Vale um recap, com alguns SPOILERS para lembrar onde paramos? Afinal, foi em fevereiro de 2020, porém vivemos tanta coisa nesse ano…

LAGERTHA

A heroína da série, primeira mulher de Ragnar e mãe de Bjorn Ironside. Lagertha literalmente viu de tudo e venceu muitas batalhas. Na 5ª temporada desapareceu na Inglaterra, depois de perder uma importante batalha e testemunhar a morte de seu amante, o bispo Heahmund, a viking mais badass da história é ferida e pede a memória. Dada como morta, é localizada por Ubbe e Torvi, que a levam de volta à Kattegat a tempo de ver seu filho, Bjorn, vencer Ivar e retomar o trono.

Uma vez dominando novamente Kattegat, Lagertha escolhe o exílio e voltar a ser fazendeira, como era quando era feliz e casada com Ragnar. Mas não era para ser. Entre as várias escolhas erradas de Bjorn está em não executar homens fiéis a Ivar. Eles aterrorizam e forçam a volta da escudeira Lagertha. Ela não consegue salvar seu neto, mas vence uma luta mão a mão que a deixa mortalmente ferida.

No entanto, sua ida para Valhalla é selada através de Hvitserk, alucinado com drogas e pavor, que a confunde com Ivar e a mata. A escudeira o perdoa e a vemos mantendo sua palavra, se juntando à Ragnar em Valhalla, em uma das cenas mais emocionantes de toda saga dos Vikings. A trilha sonora de Trevor Morris desafia olhos secos.

Floki

É dado como morto. Ubbe tenta descobrir o que houve com ele na Islândia e, mesmo com tanto mistério, não há pistas que provem ter sobrevivido ao aterramento na caverna do final da temporada 5.

Ubbe

Ubbe chega a Kattegat a tempo de ver Bjorn vitorioso sobre Ivar. Ele ajuda ao irmão a governar, mas, com Torvi grávida, decide ir para Islândia. Ele tenta ajudar e salvar Hvitserk, porém o irmão mais novo está perdido. Ubbe fica triste com a morte de Lagertha, mas também entende que é uma vingança da morte de sua mãe. Ele se despede de Bjorn em paz e sua participação em Vikings, com Torvi, é sobre descobrir e colonizar novas terras. Ele está na Islândia e desconfia que há mais sobre a morte de Floki, mas está determinado a ir além da colônia e descobrir novas terras (Estados Unidos).

Torvi perde seu filho com Bjorn, apenas a filha se salva, mas tem um filho com Ubbe, que os dois batizam como Ragnar. Ela se sente culpada pela morte de seu filho e pensa em se sacrificar para acompanhar Lagertha a Valhalla, mas Gunhild a convence de viver.

Hvitserk

Completamente viciado químico, sacrifica até a pulseira que ganhou do pai para conseguir se drogar. Está obcecado com e por Ivar, a quem diz que vai matar ou ser morto. Desaponta Ubbe mais uma vez e acidentalmente mata Lagertha. Bjorn não o perdoa e, para fazê-lo sofrer mais, não o mata e apenas o exila sem comida ou roupas.

No entanto, Hvitserk esbarra com Ivar mais uma vez, que o resgata e os dois se reúnem para atacar a Escandinávia. Ele se sente em paz em aceitar que seu destino está ligado à sangue e mortes. Sabe que ainda deve matar Ivar, mas termina a temporada superando os traumas da temporada anterior.

Harald

Harald começou a temporada por baixo, preso por Olaf. Bjorn vem salvá-lo e Harald o trai, manipulando a “eleição” pela Coroa da Noruega e sendo escolhido como Rei. Ele segue invejando Bjorn, a quem tenta matar. No final da 6ª temporada, aceita contrariado a ajudar seu inimigo a se defender do ataque dos Russos. Harald violenta a segunda mulher de Bjorn, Ingrid, pouco antes da violenta batalha contra Ivar. A última vez que o vemos está ferido e sem coroa, abandonado na praia.

No entanto, SPOILER, sabemos que ele sobrevive e que, mais uma vez, vai se unir à Ivar para atacar a Inglaterra.

Olaf

Embora tenha conseguido se vingar de Harald, ao tentar eleger Bjorn como rei, perde com a decisão de Bjorn por uma eleição. Harald o faz prisioneiro. SPOILER ALERT, Olaf será queimado vivo por Igor, com apoio de Ivar e Oleg.

Bjorn Ironside

A 6ª temporada foi dura para o primogênito de Ragnar Lothbrok. Ele tentou ser um Rei justo, mas suas decisões involuntariamente trouxeram as mortes de seu filho Hali e de sua mãe, Lagertha. Ele tentou ser eleito como Rei, mas Harald passa a perna nele. Além disso, apesar de ter a mulher perfeita em Gunnhild, acaba se envolvendo com a serva, Ingrid. Gunnhild perde o bebê que esperava dele e Bjorn logo descobre que Ivar não apenas sobreviveu, mas que se uniu aos russos, que vêm para o ataque.

Bjorn não subestima o irmão caçula, mas o vemos pela última vez sendo derrotado por Ivar, que o fere mortalmente durante a batalha final.

A última cena da 6ª temporada, quando Ivar “mata” Bjorn

SPOILER ALERT. Sabemos pelo trailer que Bjorn sobreviveu, mas por pouco. Ele volta a enfrentar Ivar e Oleg, mas sabemos que seu destino é encontrar os pais em Valhalla.

Infelizmente, Bjorn morrerá mesmo

Alfred

Não vimos ou ouvimos nada sobre Alfred, mas Ivar compartilha com Igor que seu destino é de voltar para Inglaterra e enfrentar o jovem rei. Vemos que isso será a realidade e provavelmente a parte final de toda série.

Gunnhild

A personagem feminina mais interessante de Vikings depois de Lagertha. Teve o coração partido pelo mulherengo Bjorn, chorou lágrimas de ouro do amor verdadeiro. Sofreu um aborto e enterrou o próprio filho. Aceitou que Bjorn tomasse uma segunda esposa, abençoando a união dele com Ingrid. Tentou salvar Lagertha, mas viu a sogra ficar ferida. Lutou com Bjorn contra Ivar e Oleg, enfrentando pessoalmente o russo e conseguindo escapar. Vai convencer Bjorn de lutar pela última vez. A vemos se sacrificando para acompanhá-lo para Valhalla. Vida longa à Gunnhild!

Gunnhild se oferece como sacrifício no funeral de Bjorn

Oleg

O grande vilão da parte final da história, fez Ivar parecer santo. Sim, ele é tão mau assim. Matou um dos irmãos, transformou o outro – literalmente – em cachorro. Maltrata o sobrinho, Igor, que é o verdadeiro rei. Se casou com Katya, sósia de Freydis e, para atormentar Ivar, tem relações sexuais com ela na frente dele.

O acordo de Oleg é de usar Ivar como rei fantoche e dominar a Escandinávia. Nitidamente os dois estão tentando passar a perna um no outro. Quem vai vencer? Nada vazou ainda. SPOILER ALERT Há a possibilidade de que Igor o mate, ajudado por Ivar. Será?

Ivar, the Boneless

Ivar, the Boneless

A grande estrela da parte final da série, Ivar terá a conclusão de sua história na 6ª temporada.

Ele veio crescendo desde a 4ª temporada e não é à toa que o trailer final abra com a frase de Ragnar para ele, o avisando que seria subestimado por ser deficiente e que deveria se vingar por isso. Ele vai enfrentar Bjorn mais uma vez, é visto se despedindo de Katya porque seu “destino” é “maior”, o que quer dizer ser ligado à invadir a Inglaterra mais uma vez.

Ele aparece ferido, ele e Hvtiserk mantém a estranha relação de “te amo-vou te matar”. Ivar sabe que o irmão matou Lagertha, que era seu motivo de vida por duas temporadas, mas Ivar diz que sua meta mesmo é ser o viking mais famoso da história. Ele vai conseguir e, para isso, precisa enfrentar Alfred mais uma vez.

O vimos pela última vez ajudando a um complô contra Oleg, mas sem abrir o jogo. Tem uma relação de pai-filho-irmão com Igor, que parece confiar nele.

Será duro se despedir de Ivar. A morte dele SPOILER ALERT é mais do que esperada, porém não se sabe quem vai matá-lo, quando e como.

O elenco promete um final épico. Há traumas e medos depois de Game Of Thrones. A temporada final começa no dia 30, quarta-feira. No Brasil, no Fox Premium. Serão 10 episódios semanais. O último episódio vai ao ar no dia 3 de março. A ansiedade tem que ser reinventada.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s