Annus Horribilis na 5ª temporada de The Crown

A 4ª temporada de The Crown terminou no Natal de 1990, com uma princesa Diana ciente de que seu casamento está irremediavelmente quebrado (palavras do príncipe Charles).

Nos dois anos seguintes, Diana e Charles travaram uma silenciosa batalha de imagens onde a princesa deixou bem clara sua infelicidade. Esse período será também o tema do filme Spencer. Porém, enquanto o filme terá a visão de Diana apenas, The Crown, a Rainha é o fio condutor da trama.

Na próxima etapa, o elenco muda, para acompanhar a passagem do tempo. Os premiados Emma Corrin, Olivia Colman e Josh O’Connor saem para dar lugar a Elizabeth Debicki (Diana), Dominic West (confirmado como Charles, depois de meses de especulação) e Imelda Staunton (Rainha Elizabeth II), entre outros.

Dentre vários fatos históricos que devem aparecer na temporada, sem dúvida, está o famoso annus horribilis, o ano de 1992, que aconteceu tanta coisa que a Rainha Elizabeth se sentiu obrigada a reconhecer sua dor em público. Pelo visto, depois de sobreviver à 1992, nada tira a força da Rainha…

Honestamente, a temporada completa ou pelo menos metade dela poderia ficar nesse ano sozinho e não faltaria material. Em 1992, a princesa Anne se separou e casou com o namorado, Sarah Ferguson foi fotografada traindo príncipe Andrew e os dois se separaram, gravações entre Charles e Camilla Parker Bowles vazaram para a imprensa, a biografia de Diana escrita por Andrew Norton, cheia de detalhes íntimos, foi publicada, Diana deixava claro o abandono do marido, o Castelo de Windsor pegou fogo e finalmente Diana e Charles anunciaram sua separação também. A lista nem está completa…



Mesmo assim, segundo consta e seguindo a fórmula, a série vai caminhar até o início dos anos 2000, portanto ainda veremos a entrevista de Charles à BBC admitindo o romance com Camilla Parker Bowles, a bombástica entrevista de Diana à mesma emissora, veremos Diana com o famoso “vestido da vingança” e seus romances de Diana com o médico Hasnat Khan e com o empresário Dodi Al Fayed, assim como sua morte, em 1997.



Também tem a crise na opinião pública sobre a reação da Família Real sobre Diana, as bodas de ouro de Elizabeth e Philip (em 1997), a eleição de Tony Blair e a adolescência de Harry e William, lidando com o agora assumido relacionamento de Charles e Camilla (assumiram em 1999). Há o encontro de Elizabeth II e Nelson Mandela, assim como William conhecendo Kate Middleton, em 2001. A temporada deve terminar em 2002, no jubileu de ouro da Rainha e as mortes da rainha-mãe e a princesa Margaret.

Por mais que neguem, a sexta temporada (á confirmada), deve incluir pelo menos o casamento de Harry e Meghan… será?

8 comentários Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s