Damian Lewis estava no auge do sucesso de Homeland quando deixou o show para estrelar Billions. Uma movimentação ousada pois Homeland fez de Damian uma estrela e era inovadora, com um longo caminho para sua personagem seguir, mas o ator saiu na 3ª temporada sem dar chance de volta. (Spoiler alert, sua personagem morre).
Como Bobby Axelrod, o bilionário ambicioso e cruel, Damian mais uma vez trouxe simpatia para um personagem dúbio. De novo com um sotaque americano perfeito (para quem não lembra, Damian é britânico) e a série não tratava de mercado financeiro, mas de personalidades e motivações. Quase sempre o questionamento de se as boas intenções podem resistir a atalhos e não se corromperem tinha a resposta de “não”.
A premissa da série era a rivalidade entre Axe e Chuck Rhoades, o promotor vivido por Paul Giamatti. Entre os dois, Wendy, a agora ex-mulher de Chuck e namorada (?) de Axe. Como já falei, não gosto e sigo desconfiada de Wendy, mesmo na próxima temporada. Atenção para o Spoiler Alert do episódio final da temporada 5, caso você não tenha entrado no Twitter ou Youtube hoje.

Rivalidade pela moral, depois pela mulher

A rivalidade entre Chuck e Axe nasceu de visões opostas: Chuck quer acabar com a corrupção de Wall Street e Axe só quer ganhar mais dinheiro. Wendy, casada com Chuck mas trabalhando com Axe, não era interesse romântico de seu chefe até a 5ª temporada, mesmo que a ex-mulher de Axe tenha sacado a relação confusa entre os dois na 1ª temporada. Não curti a ligação dos dois, e receio que mais à frente a coloquem de novo em outro triângulo. Uma pena porque a personagem tinha apelo.
De certa forma, a conclusão da série, que segue com nova etapa, se conclui com Axe fugindo para Suíça, onde não há extradição e ele poderá viver em um rico exílio. Wendy, pelos filhos não o acompanha. A batalha termina com uma aparente vitória de Chuck, mesmo que o objetivo final de ver Axe preso não tenha sido alcançado.
Vinha apostando e torcendo para que Taylor fosse a grande responsável pelas reviravoltas, mas no final das contas o único subestimado foi Mike Prince (Corey Stoll), o novo protagonista e vilão de Billions.
A entrada de Mike Prince como antagonista de Axe não parecia que fosse ultrapassar uma temporada, com a provável vitória do principal da série, como foi o caso antes da interrupção das gravações por causa da pandemia. Vamos descobrir que toda derrocada de Axe fez parte de uma jogada de Prince para tirá-lo do mercado e comprar seu banco e sua companhia. Quem ganhou o jogo contra os dois, foi Mike Prince. No entanto, Chuck agora vai estar no seu pé e Prince ainda tem que reconquistar todos que trabalhavam para Axe, incluindo Taylor, Wendy e Wags.
O drama pessoal de Damian Lewis
Na sua despedida, Damian apareceu sempre em videoconferências ou poucas cenas, justificando no roteiro de estar em quarentena por causa da COVID 19. Uma boa alternativa, mas não necessariamente a verdadeira.
É que sim, a pandemia isolou Damian em Londres, de onde não pôde sair, mas também a extensão do isolamento não permitiu que sua esposa, a atriz Helen McRoy, terminasse a temporada final de Peaky Blinders. Helen secretamente enfrentava um tratamento de câncer há anos, mas morreu em abril de 2021, aos 52 anos. Damian, que tem dois filhos com ela, gravou suas cenas finais na capital inglesa, que se fez passar por Nova York. Paul Giamatti gravou de lá suas cenas com o colega. Embora afirme que a 5ª sempre tenha sido a provável despedida de Axe, fica nítido que a vida pessoal do ator mudou radicalmente e assim se conclui mais um bom trabalho.
O episódio final faz menção ao clássico de Bob Dylan, Like a Rollin’ Stone, no qual canta no direction or home (sem casa ou direção), que é a conclusão de Axe.
Sentiremos falta e será um teste para Corey Stoll segurar a onda sem o carisma de Damian, por tantos anos a força de Billions. A 6ª temporada já foi gravada e estreia em janeiro de 2022. Já estou com saudades de Axe!
Veja o trailer do episódio final:
E o trailer da próxima temporada.