A história de Footloose não é ficção. Que tal?

Footloose é um clássico dos anos 1980s que até hoje influencia gerações. Uma rápida entrada no Tik Tok e logo deparamos com o “desafio Footloose”, que é algo tão impactante que é citado tanto no universo Marvel como tem uma cena espetacular em The Umbrella Academy. Mas aqui vai uma trivia para os amantes do cinema: a história de uma cidade americana que proibia dança não é ficção. Pode ler de novo. Footloose é inspirado em uma história real. Que tal? Vamos viajar no tempo para entender.


Antes mesmo de vencer o Oscar por Fame, em 1980, o compositor Dean Pitchford percebeu que tinha um potencial para um musical quando leu uma notícia sobre uma pequena cidade de Elmore City, em Oklahoma, onde por 82 anos os jovens era proibidos de dançar. Ele não acreditava no estava lendo.

A cidade, que é basicamente agrícola e petrolífera, que fica entre Oklahoma City e a fronteira do estado do Texas, estabeleceu a proibição em 1898, e, 82 anos depois, ainda estava valendo. Até que jovens de 17 e 18 anos, ansiando por uma festa de formatura do ensino médio, decidiram fazer um pedido formal para derrubar a lei local. Assim como no filme, a filha do Pastor que era contra a dança, fez parte da iniciativa. Para o religioso, a dança levaria aos jovens a querer beber e fazer sexo, portanto pecariam. A decisão final foi apertada, com os votos dos 5 membros do conselho escolar chegando a empatar em 2 a 2. Coube ao presidente do conselho mudar a História : “Deixem eles dançar”, teria dito.

Sem surpresa o evento acabou virando notícia, do New York Times à People Magazine (onde Dean descobriu a história). Imediatamente pensou na trama de um jovem que luta contra o sistema, escrevendo o roteiro e as letras das músicas. Seu herói seria um adolescente da cidade grande relutantemente transplantado para uma pequena cidade que havia proibido música e dança, ganhando um novo propósito para lutar. O nome do filme? Cheek to Cheek (ele reviu depois a escolha).

Mesmo com Oscar de prestígio e um bom roteiro, Dean passou pelo longo processo de ter o ok de algum estúdio. Sabia que estava com um sucesso nas mãos, embora ainda não estimasse estar criando um clássico. Levou quatro anos, passando pelas mãos de diretores como Ron Howard e Michael Cimino, mas Footloose – o novo nome – ganhou corpo quando o ex-dançarino e diretor de clássicos como Momento de Decisão, Herbert Ross, assumiu o comando.

Footloose chegou aos cinemas em 1984, impulsionado por uma trilha sonora contagiante e cujos clipes rodavam o dia todo na MTV. Um dos detalhes que deu credibilidade à história foi porque Dean passou um tempo em Elmore, conversando com as pessoas que lideraram o movimento, como Rex Kennedy e Leonard Coffee, cujas iniciais Dean usou para criar o nome de Ren McCormack (Kevin Bacon).

Madonna, Tom Cruise, Rob Lowe e Sarah Jessica Parker: quem está ou não no elenco

Uma vez aprovado, o processo de encontrar os papéis principais começou. Tanto Tom Cruise como Rob Lowe foram cogitados para o papel que ficou com Kevin Bacon. Tom era o favorito porque vinha do sucesso de Negócio Arriscado, mas estava gravando A Chance (All the Right Moves) e não teve agenda. Já Rob Lowe não passou no teste da dança.

Madonna, a mulher mais famosa da época, testou para o papel de filha do pastor, Ariel, depois interpretada por Lori Singer. Outras consideradas: Michelle Pfeiffer, Meg Ryan, Jodie Foster, e Daryl Hannah , que foi escolhida mas preferiu fazer Splash – Uma Sereia em Minha Vida. Em seguida Elizabeth McGovern, hoje conhecida por Downton Abbey também foi convidada, mas na época preferiu trabalhar em Era Uma Vez na América. Até Sarah Jessica Parker testou para o papel, mas acabou ficando com o da melhor amiga de Ariel, Trusty. Isso mesmo, alguém lembra dela no filme?

O duelo: febre em Tik Tok, citado em Avengers e destaque em The Umbrella Academy

Por ser familiarizado com dança, o próprio Herbert Ross coreografou todo o filme, incluindo os movimentos do “Duelo Footloose“, um fenômeno pop até hoje imitado, seja nas redes sociais, filmes ou séries. The Umbrella Academy foi a última obra a reconstituir os passos usados na festa final. O diretor via a dança como “uma metáfora para a liberdade e liberdade pessoal”, descreveu em 1984.

Footloose hoje é musical na Broadway, foi refilmado em 2011 (sem o mesmo sucesso do original) e é febre no Tik Tok. Um fenômeno de bilheteria (o original custou 8 milhões e rendeu 80, apenas nos Estados Unidos), a cena do “duelo” no baile está listada como uma das mais icônicas de musicais e Hollywood.

Ah, e Elmore City? Bom, a tradição agora é outra. Há mais de 40 anos comemora a decisão com um festival de dança de rua anual, o Footloose Festival.

Como Kevin Bacon ordena no filme: Vamos dançar!

1 comentário Adicione o seu

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s